Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4386
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Explorando a ciência na sala de aula : experiências didáticas e aplicações de conceito |
Autor(es): | Jacoski, Gabrieli da Silva |
Orientador(a): | Osti, Renata Zachi de |
Membro da Banca: | Osti, Renata Zachi de |
Membro da Banca: | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Wizbiki, Marilene |
Resumo : | O ensino de ciências é fundamental para a compreensão dos fenômenos naturais e a tomada de decisões em várias áreas da vida cotidiana. No entanto, a qualidade do ensino de ciências pode variar significativamente de uma Instituição para outra, e essa variação pode ser mais notada em escolas com recursos limitados e que não têm acesso a laboratórios de ciências. A falta de espaços adequados pode dificultar o aprendizado mais eficaz e a exploração dos princípios científicos. Diante disso, o presente trabalho tem o objetivo de demonstrar a viabilidade e a importância de se realizar experiências didáticas de ciências em sala de aula. A metodologia envolveu uma revisão abrangente da literatura para embasar teoricamente o ensino de ciências, bem como o desenvolvimento do produto educacional, que inclui a apostila e o plano de aula. O capítulo de resultados apresenta exemplos detalhados de experiências práticas que podem ser realizadas em sala de aula. Espera-se que este estudo contribua para aprimorar a qualidade do ensino de ciências em escolas com recursos limitados, promovendo a compreensão dos conceitos químicos envolvidos na temática do ‘ar atmosférico’ e estimulando o interesse dos alunos pela disciplina. O produto educacional proposto visa auxiliar os educadores a oferecerem experiências práticas enriquecedoras, mesmo diante das limitações de laboratórios de ciências. |
Resumo em lingua estrangeira: | Science education is critical to understanding natural phenomena and making informed decisions in various areas of everyday life. However, the quality of science education can vary significantly, especially in schools with limited resources that do not have access to science labs. The lack of proper laboratories can make it difficult to learn effectively and explore scientific principles. Therefore, the present study aims to demonstrate the feasibility and importance of conducting didactic science experiences in the classroom. The methodology involved a comprehensive review of the literature to theoretically support the teaching of science, as well as the development of the educational product, which includes the workbook and lesson plan. The results chapter presents detailed examples of practical experiences that can be carried out in the classroom. It is hoped that this study will contribute to improving the quality of science teaching in schools with limited resources, promoting the understanding of chemical concepts and stimulating students' interest in the subject. The educational product developed aims to enable educators to offer enriching hands-on experiences, even in the face of the limitations of science labs. |
Palavra-chave: | Ensino de Ciências Educação Científica Experiências Didáticas Laboratórios de Ciências Recursos Educacionais |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Science Education Science Education Didactic Experiences Science Labs Educational Resources |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Curso: | Química - CUS |
Referência: | JACOSKI, Gabrieli da Silva. Explorando a ciência na sala de aula: experiências didáticas e aplicações de conceito. 2023. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4386 |
Data defesa documento: | 27-Mar-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_GABRIELI DA SILVA JACOSKI.pdf | 814.77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.