Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Thânia Crystina Anjolim dos-
dc.date.accessioned2025-03-17T17:18:25Z-
dc.date.available2024-04-24-
dc.date.available2025-03-17T17:18:25Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Thânia Crystina Anjolim dos. Ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental para a promoção da alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. 2023. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4388-
dc.description.abstractThis course conclusion work has as its central theme the Teaching of Natural Sciences in Elementary School to Promote Scientific Literacy. This study explores the importance of science education and how it can be effectively integrated into science literacy in elementary school. The purpose of this study is to investigate how science education can be applied to promote scientific literacy among elementary school students. This involves examining the various difficulties that educators may face when trying to integrate science into a literacy-based curriculum. In addition, several specific methodologies used to teach science will be analyzed, with an emphasis on strategies that are especially useful for promoting scientific literacy. Focus will be on the effectiveness of these methodologies and how they can be adapted or improved to maximize their effectiveness. This study will also explore existing literature on the topic by analyzing a variety of articles published between 2012 and 2022. This will provide a comprehensive overview of current trends and recent developments in the field of science education and scientific literacy. The central question of the research is: "How to teach science and use scientific literacy as an applicable methodology tool? How to unite two learning poles for the development of teaching?". By answering this question, this work hopes to provide practical and useful guidance to educators who wish to successfully integrate science teaching into their literacy curriculum.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2024-12-17T19:27:20Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_THÂNIA CRYSTINA ANJOLIM DOS SANTOS.pdf: 673834 bytes, checksum: 63ab753e08d3ba0c4f98f72f50a0b05e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2025-03-17T17:17:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_THÂNIA CRYSTINA ANJOLIM DOS SANTOS.pdf: 673834 bytes, checksum: 63ab753e08d3ba0c4f98f72f50a0b05e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2025-03-17T17:18:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_THÂNIA CRYSTINA ANJOLIM DOS SANTOS.pdf: 673834 bytes, checksum: 63ab753e08d3ba0c4f98f72f50a0b05e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-17T17:18:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_THÂNIA CRYSTINA ANJOLIM DOS SANTOS.pdf: 673834 bytes, checksum: 63ab753e08d3ba0c4f98f72f50a0b05e (MD5) Previous issue date: 2024-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de Ciências da Natureza no ensino fundamental para a promoção da alfabetização científica : uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee2Dresch, Mauro André-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2779525668838132pt_BR
dc.contributor.referee3Musachi, Vânia Romancini-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3844488244702947pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3430268848163693pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como tema central o Ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental para a Promoção da Alfabetização Científica. Este estudo explora a importância do ensino de ciências e como ele pode ser efetivamente integrado na alfabetização científica no ensino fundamental. O objetivo deste estudo é investigar como o ensino de ciências pode ser aplicado para promover a alfabetização científica entre os alunos do ensino fundamental. Isso envolve examinar as várias dificuldades que os educadores podem enfrentar ao tentar integrar a ciência em um currículo baseado na alfabetização. Além disso, serão analisadas diversas metodologias específicas utilizadas para ensinar ciências, com ênfase nas estratégias que são especialmente úteis para promover a alfabetização científica. O foco será dado à eficácia dessas metodologias e como elas podem ser adaptadas ou melhoradas para maximizar sua eficácia. Este estudo também irá explorar a literatura existente sobre o tema, analisando uma variedade de artigos publicados entre 2012 e 2022. Isso fornecerá uma visão abrangente das tendências atuais e dos desenvolvimentos recentes no campo da educação em ciências e alfabetização científica. A pergunta central da pesquisa é: "Como ensinar ciências e utilizar a alfabetização científica como ferramenta de metodologia aplicável? Como unir dois polos de aprendizagem para o desenvolvimento do ensino?". Ao responder essa pergunta, este trabalho espera fornecer orientações práticas e úteis aos educadores que desejam integrar com sucesso o ensino de ciências em seu currículo de alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordAlfabetização Científicapt_BR
dc.subject.keywordCiências Naturaispt_BR
dc.subject.keywordEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.keyword2Scientific Literacypt_BR
dc.subject.keyword2Natural Sciencespt_BR
dc.subject.keyword2Elementary Schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Science Teachingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_THÂNIA CRYSTINA ANJOLIM DOS SANTOS.pdf658.04 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.