Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4388
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental para a promoção da alfabetização científica : uma revisão bibliográfica |
Autor(es): | Santos, Thânia Crystina Anjolim dos |
Orientador(a): | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Dresch, Mauro André |
Membro da Banca: | Musachi, Vânia Romancini |
Resumo : | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema central o Ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental para a Promoção da Alfabetização Científica. Este estudo explora a importância do ensino de ciências e como ele pode ser efetivamente integrado na alfabetização científica no ensino fundamental. O objetivo deste estudo é investigar como o ensino de ciências pode ser aplicado para promover a alfabetização científica entre os alunos do ensino fundamental. Isso envolve examinar as várias dificuldades que os educadores podem enfrentar ao tentar integrar a ciência em um currículo baseado na alfabetização. Além disso, serão analisadas diversas metodologias específicas utilizadas para ensinar ciências, com ênfase nas estratégias que são especialmente úteis para promover a alfabetização científica. O foco será dado à eficácia dessas metodologias e como elas podem ser adaptadas ou melhoradas para maximizar sua eficácia. Este estudo também irá explorar a literatura existente sobre o tema, analisando uma variedade de artigos publicados entre 2012 e 2022. Isso fornecerá uma visão abrangente das tendências atuais e dos desenvolvimentos recentes no campo da educação em ciências e alfabetização científica. A pergunta central da pesquisa é: "Como ensinar ciências e utilizar a alfabetização científica como ferramenta de metodologia aplicável? Como unir dois polos de aprendizagem para o desenvolvimento do ensino?". Ao responder essa pergunta, este trabalho espera fornecer orientações práticas e úteis aos educadores que desejam integrar com sucesso o ensino de ciências em seu currículo de alfabetização. |
Resumo em lingua estrangeira: | This course conclusion work has as its central theme the Teaching of Natural Sciences in Elementary School to Promote Scientific Literacy. This study explores the importance of science education and how it can be effectively integrated into science literacy in elementary school. The purpose of this study is to investigate how science education can be applied to promote scientific literacy among elementary school students. This involves examining the various difficulties that educators may face when trying to integrate science into a literacy-based curriculum. In addition, several specific methodologies used to teach science will be analyzed, with an emphasis on strategies that are especially useful for promoting scientific literacy. Focus will be on the effectiveness of these methodologies and how they can be adapted or improved to maximize their effectiveness. This study will also explore existing literature on the topic by analyzing a variety of articles published between 2012 and 2022. This will provide a comprehensive overview of current trends and recent developments in the field of science education and scientific literacy. The central question of the research is: "How to teach science and use scientific literacy as an applicable methodology tool? How to unite two learning poles for the development of teaching?". By answering this question, this work hopes to provide practical and useful guidance to educators who wish to successfully integrate science teaching into their literacy curriculum. |
Palavra-chave: | Alfabetização Científica Ciências Naturais Ensino Fundamental Ensino de Ciências |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Scientific Literacy Natural Sciences Elementary School Science Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Curso: | Química - CUS |
Referência: | SANTOS, Thânia Crystina Anjolim dos. Ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental para a promoção da alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. 2023. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4388 |
Data defesa documento: | 4-Abr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_THÂNIA CRYSTINA ANJOLIM DOS SANTOS.pdf | 658.04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.