Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4397
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagem experimental de baixo custo a partir das questões de Física do ENEM 2023
Autor(es): Bertollo, Luana Cristina
Orientador(a): Azevedo, Hernani Luiz
Membro da Banca: Azevedo, Hernani Luiz
Membro da Banca: Santana, Ricardo Robinson Campomanes
Membro da Banca: Botan, Éverton
Resumo : Este trabalho de conclusão de curso (TCC) aborda a implementação de abordagens experimentais de baixo custo, baseadas em questões de Física do ENEM 2023, visando melhorar a aprendizagem dessa disciplina no ensino médio. Inicialmente, é apresentada uma análise da história da educação no Brasil, destacando o surgimento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a importância da Física teórica e experimental no currículo escolar. São discutidas as dificuldades enfrentadas no ensino de Física, especialmente no que diz respeito à experimentação, ressaltando a importância de soluções de baixo custo para contornar tais desafios. A metodologia adotada envolveu o desenvolvimento de propostas de experimentos simples e acessíveis, alinhados com as demandas específicas das questões de Física do ENEM 2023. Os resultados obtidos demonstraram que os experimentos propostos são viáveis e eficazes para a compreensão dos conceitos abordados no exame, além de que podem contribuir significativamente para a melhoria do aprendizado dos alunos. Conclui-se, portanto, que a utilização de abordagens experimentais de baixo custo, adaptadas às necessidades do ENEM, pode ser uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem de Física no ensino médio.
Resumo em lingua estrangeira: This course completion work (TCC) addresses the implementation of low-cost experimental approaches, based on Physics questions from ENEM 2023, aiming to improve the learning of this subject in high school. Initially, an analysis of the history of education in Brazil is presented, highlighting the emergence of the National High School Exam (ENEM) and the importance of theoretical and experimental Physics in the school curriculum. The difficulties faced in teaching Physics are discussed, especially with regard to experimentation, highlighting the importance of low-cost solutions to overcome such challenges. The methodology adopted involved the development of simple and accessible experiment proposals, aligned with the specific demands of the ENEM 2023 Physics questions. The results obtained demonstrated that the proposed experiments are viable and effective for understanding the concepts covered in the exam, in addition to which can significantly contribute to improving student learning. It is concluded, therefore, that the use of low-cost experimental approaches, adapted to the needs of ENEM, can be an effective strategy to promote the learning of Physics in high school.
Palavra-chave: Abordagens experimentais
Educação
ENEM
Ensino médio
Física
Palavra-chave em lingua estrangeira: Experimental approaches
Education
ENEM
High school
Physics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Física - CUS
Referência: BERTOLLO, Luana Cristina. Abordagem experimental de baixo custo a partir das questões de Física do ENEM 2023. 2023. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4397
Data defesa documento: 11-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_LUANA CRISTINA BERTOLLO.pdf3.86 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.