Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4397
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Abordagem experimental de baixo custo a partir das questões de Física do ENEM 2023 |
Autor(es): | Bertollo, Luana Cristina |
Orientador(a): | Azevedo, Hernani Luiz |
Membro da Banca: | Azevedo, Hernani Luiz |
Membro da Banca: | Santana, Ricardo Robinson Campomanes |
Membro da Banca: | Botan, Éverton |
Resumo : | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) aborda a implementação de abordagens experimentais de baixo custo, baseadas em questões de Física do ENEM 2023, visando melhorar a aprendizagem dessa disciplina no ensino médio. Inicialmente, é apresentada uma análise da história da educação no Brasil, destacando o surgimento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a importância da Física teórica e experimental no currículo escolar. São discutidas as dificuldades enfrentadas no ensino de Física, especialmente no que diz respeito à experimentação, ressaltando a importância de soluções de baixo custo para contornar tais desafios. A metodologia adotada envolveu o desenvolvimento de propostas de experimentos simples e acessíveis, alinhados com as demandas específicas das questões de Física do ENEM 2023. Os resultados obtidos demonstraram que os experimentos propostos são viáveis e eficazes para a compreensão dos conceitos abordados no exame, além de que podem contribuir significativamente para a melhoria do aprendizado dos alunos. Conclui-se, portanto, que a utilização de abordagens experimentais de baixo custo, adaptadas às necessidades do ENEM, pode ser uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem de Física no ensino médio. |
Resumo em lingua estrangeira: | This course completion work (TCC) addresses the implementation of low-cost experimental approaches, based on Physics questions from ENEM 2023, aiming to improve the learning of this subject in high school. Initially, an analysis of the history of education in Brazil is presented, highlighting the emergence of the National High School Exam (ENEM) and the importance of theoretical and experimental Physics in the school curriculum. The difficulties faced in teaching Physics are discussed, especially with regard to experimentation, highlighting the importance of low-cost solutions to overcome such challenges. The methodology adopted involved the development of simple and accessible experiment proposals, aligned with the specific demands of the ENEM 2023 Physics questions. The results obtained demonstrated that the proposed experiments are viable and effective for understanding the concepts covered in the exam, in addition to which can significantly contribute to improving student learning. It is concluded, therefore, that the use of low-cost experimental approaches, adapted to the needs of ENEM, can be an effective strategy to promote the learning of Physics in high school. |
Palavra-chave: | Abordagens experimentais Educação ENEM Ensino médio Física |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Experimental approaches Education ENEM High school Physics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Física - CUS |
Referência: | BERTOLLO, Luana Cristina. Abordagem experimental de baixo custo a partir das questões de Física do ENEM 2023. 2023. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4397 |
Data defesa documento: | 11-Apr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Naturais e Matemática - Física |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_LUANA CRISTINA BERTOLLO.pdf | 3.86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.