Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Julia Oliveira dos-
dc.date.accessioned2025-03-19T20:21:53Z-
dc.date.available2024-11-26-
dc.date.available2025-03-19T20:21:53Z-
dc.date.issued2024-11-05-
dc.identifier.citationREIS, Julia Oliveira dos. Cartilha Educacional para o ensino das leis de Newton: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4398-
dc.description.abstractPhysics teaching contributes to cognitive development through practices that challenge students to think critically, reflect on concepts, solve problems and apply knowledge in different contexts. The teaching-learning process of this discipline presents many challenges that, due to its complexity, manifest themselves in the classroom. It is necessary to create ways to innovate teaching. Based on this assumption, a didactic proposal based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning is developed for teaching Newton's Laws through a didactic sequence with an educational primer for high school. In this Educational Primer, I propose that physics teachers make the teaching of Newton's Laws more motivating and attractive, contributing to the teaching-learning process of students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2025-02-21T18:46:13Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_JULIA OLIVEIRA DOS REIS.pdf: 1181569 bytes, checksum: b15bcabcb4b37a518a74728f74c29227 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2025-03-19T20:21:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_JULIA OLIVEIRA DOS REIS.pdf: 1181569 bytes, checksum: b15bcabcb4b37a518a74728f74c29227 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2025-03-19T20:21:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_JULIA OLIVEIRA DOS REIS.pdf: 1181569 bytes, checksum: b15bcabcb4b37a518a74728f74c29227 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-19T20:21:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_JULIA OLIVEIRA DOS REIS.pdf: 1181569 bytes, checksum: b15bcabcb4b37a518a74728f74c29227 (MD5) Previous issue date: 2024-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCartilha Educacional para o ensino das leis de Newton : uma abordagem baseada na aprendizagem significativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Hernani Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649540914748537pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Hernani Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649540914748537pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Jean Reinildes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791706939726587pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Yuri Alexandrovish-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2973227801946479pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4319318081797515pt_BR
dc.description.resumoO ensino de física contribui para o desenvolvimento cognitivo através de práticas que desafiam os alunos a pensar criticamente, fazer reflexões entre conceitos, resolver problemas e aplicar conhecimentos em diferentes contextos. O processo de ensinoaprendizagem dessa disciplina, apresenta muitos desafios que, devido a sua complexibilidade, se manifestam em sala de aula. Sendo necessário criar maneiras de inovar o ensino. Partindo deste pressuposto é desenvolvida uma proposta didática baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para o ensino das Leis de Newton por meio de uma sequência didática com uma cartilha educacional para o ensino médio. Nessa Cartilha Educacional, proponho aos docentes de física tornar o ensino das Leis de Newton mais motivador e atraente, contribuindo para o processo de ensinoaprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programFísica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem Significativapt_BR
dc.subject.keywordLeis de Newtonpt_BR
dc.subject.keywordSequência Didáticapt_BR
dc.subject.keywordCartilha Educacionalpt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful Learningpt_BR
dc.subject.keyword2Newton's Lawspt_BR
dc.subject.keyword2Didactic Sequencept_BR
dc.subject.keyword2Educational Primerpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_JULIA OLIVEIRA DOS REIS.pdf1.15 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.