Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4398
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Reis, Julia Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-19T20:21:53Z | - |
dc.date.available | 2024-11-26 | - |
dc.date.available | 2025-03-19T20:21:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-05 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Julia Oliveira dos. Cartilha Educacional para o ensino das leis de Newton: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4398 | - |
dc.description.abstract | Physics teaching contributes to cognitive development through practices that challenge students to think critically, reflect on concepts, solve problems and apply knowledge in different contexts. The teaching-learning process of this discipline presents many challenges that, due to its complexity, manifest themselves in the classroom. It is necessary to create ways to innovate teaching. Based on this assumption, a didactic proposal based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning is developed for teaching Newton's Laws through a didactic sequence with an educational primer for high school. In this Educational Primer, I propose that physics teachers make the teaching of Newton's Laws more motivating and attractive, contributing to the teaching-learning process of students. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2025-02-21T18:46:13Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_JULIA OLIVEIRA DOS REIS.pdf: 1181569 bytes, checksum: b15bcabcb4b37a518a74728f74c29227 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2025-03-19T20:21:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_JULIA OLIVEIRA DOS REIS.pdf: 1181569 bytes, checksum: b15bcabcb4b37a518a74728f74c29227 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2025-03-19T20:21:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_JULIA OLIVEIRA DOS REIS.pdf: 1181569 bytes, checksum: b15bcabcb4b37a518a74728f74c29227 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-19T20:21:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_JULIA OLIVEIRA DOS REIS.pdf: 1181569 bytes, checksum: b15bcabcb4b37a518a74728f74c29227 (MD5) Previous issue date: 2024-11-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Cartilha Educacional para o ensino das leis de Newton : uma abordagem baseada na aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Hernani Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6649540914748537 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Hernani Luiz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6649540914748537 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pinheiro, Jean Reinildes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4791706939726587 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Barbosa, Yuri Alexandrovish | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2973227801946479 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4319318081797515 | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de física contribui para o desenvolvimento cognitivo através de práticas que desafiam os alunos a pensar criticamente, fazer reflexões entre conceitos, resolver problemas e aplicar conhecimentos em diferentes contextos. O processo de ensinoaprendizagem dessa disciplina, apresenta muitos desafios que, devido a sua complexibilidade, se manifestam em sala de aula. Sendo necessário criar maneiras de inovar o ensino. Partindo deste pressuposto é desenvolvida uma proposta didática baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para o ensino das Leis de Newton por meio de uma sequência didática com uma cartilha educacional para o ensino médio. Nessa Cartilha Educacional, proponho aos docentes de física tornar o ensino das Leis de Newton mais motivador e atraente, contribuindo para o processo de ensinoaprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUS - Sinop | pt_BR |
dc.publisher.program | Física - CUS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leis de Newton | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartilha Educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Meaningful Learning | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Newton's Laws | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Didactic Sequence | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Educational Primer | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Naturais e Matemática - Física |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_JULIA OLIVEIRA DOS REIS.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.