Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4398
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cartilha Educacional para o ensino das leis de Newton : uma abordagem baseada na aprendizagem significativa
Autor(es): Reis, Julia Oliveira dos
Orientador(a): Azevedo, Hernani Luiz
Membro da Banca: Azevedo, Hernani Luiz
Membro da Banca: Pinheiro, Jean Reinildes
Membro da Banca: Barbosa, Yuri Alexandrovish
Resumo : O ensino de física contribui para o desenvolvimento cognitivo através de práticas que desafiam os alunos a pensar criticamente, fazer reflexões entre conceitos, resolver problemas e aplicar conhecimentos em diferentes contextos. O processo de ensinoaprendizagem dessa disciplina, apresenta muitos desafios que, devido a sua complexibilidade, se manifestam em sala de aula. Sendo necessário criar maneiras de inovar o ensino. Partindo deste pressuposto é desenvolvida uma proposta didática baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para o ensino das Leis de Newton por meio de uma sequência didática com uma cartilha educacional para o ensino médio. Nessa Cartilha Educacional, proponho aos docentes de física tornar o ensino das Leis de Newton mais motivador e atraente, contribuindo para o processo de ensinoaprendizagem dos alunos.
Resumo em lingua estrangeira: Physics teaching contributes to cognitive development through practices that challenge students to think critically, reflect on concepts, solve problems and apply knowledge in different contexts. The teaching-learning process of this discipline presents many challenges that, due to its complexity, manifest themselves in the classroom. It is necessary to create ways to innovate teaching. Based on this assumption, a didactic proposal based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning is developed for teaching Newton's Laws through a didactic sequence with an educational primer for high school. In this Educational Primer, I propose that physics teachers make the teaching of Newton's Laws more motivating and attractive, contributing to the teaching-learning process of students.
Palavra-chave: Aprendizagem Significativa
Leis de Newton
Sequência Didática
Cartilha Educacional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Meaningful Learning
Newton's Laws
Didactic Sequence
Educational Primer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Curso: Física - CUS
Referência: REIS, Julia Oliveira dos. Cartilha Educacional para o ensino das leis de Newton: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4398
Data defesa documento: 5-Nov-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Naturais e Matemática - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_JULIA OLIVEIRA DOS REIS.pdf1.15 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.