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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química : possibilidades e usos no Ensino Médio
Autor(es): Lopes, Lucas Santos
Orientador(a): Rosinke, Patrícia
Membro da Banca: Rosinke, Patrícia
Membro da Banca: Dresch, Mauro André
Membro da Banca: Laier, Simone Simionato dos Santos
Resumo : O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm transformado a prática de ensino e aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, auxiliando os docentes e facilitando a compreensão dos conteúdos pelos alunos. No ensino de Química, o uso de softwares educacionais permite aos alunos compreenderem o conteúdo de maneira mais interativa e conectada ao seu cotidiano, utilizando a tecnologia como uma ferramenta de aprendizado. Essa abordagem oferece uma excelente oportunidade para reforçar o conhecimento adquirido por meio de aulas expositivas, livros didáticos, exercícios e toda a rotina em sala de aula. Apesar disso, o ensino de Química ainda é frequentemente visto como tradicional, com poucas mudanças significativas nas últimas décadas. Fatores como a falta de investimento, materiais inadequados e oportunidades limitadas de formação continuada para professores contribuem para essa percepção. No entanto, as TICs têm o potencial de superar essas barreiras, proporcionando recursos inovadores que tornam o aprendizado mais dinâmico e acessível. O presente trabalho tem como objetivo central investigar e demonstrar quais são as principais TICs utilizadas no ensino de Química no ensino médio. Além disso, busca evidenciar como essas tecnologias podem solucionar desafios específicos da disciplina, como a dificuldade de tornar os conteúdos mais “palpáveis” para os estudantes e a necessidade de inclusão digital. A pesquisa também destaca a importância da formação continuada dos professores para a integração eficaz das TICs no processo educativo, garantindo que todos os alunos tenham acesso igualitário às oportunidades de aprendizado. Em suma, as TICs não apenas melhoram a prática de ensino e aprendizagem, mas também promovem a inclusão e a equidade no ambiente educacional, preparando os alunos para os desafios do século XXI.
Resumo em lingua estrangeira: The use of Information and Communication Technologies (ICTs) has transformed the practice of teaching and learning in several areas of knowledge, helping teachers and facilitating the understanding of content by students. In the teaching of Chemistry, the use of educational software allows students to understand the content in a more interactive and connected way to their daily lives, using technology as a learning tool. This approach offers an excellent opportunity to reinforce the knowledge acquired through lectures, textbooks, exercises, and the entire classroom routine. Despite this, the teaching of Chemistry is still often seen as traditional, with few significant changes in recent decades. Factors such as lack of investment, inadequate materials, and limited opportunities for continuing education for teachers contribute to this perception.However, ICTs have the potential to overcome these barriers, providing innovative capabilities that make learning more dynamic and accessible. The main objective of this work is to investigate and demonstrate which are the main ICTs used in the teaching of Chemistry in high school. In addition, it seeks to highlight how these technologies can solve specific challenges of the discipline, such as the difficulty of making content more "palpable" for students and the need for digital inclusion. The survey also highlights the importance of continuing teacher education for the effective integration of ICTs into the educational process, ensuring that all students have equal access to learning opportunities. In short, ICTs not only improve teaching and learning practice but also promote inclusion and equity in the educational environment, preparing students for the challenges of the twenty-first century.
Palavra-chave: TICs
Ensino de Química
Inovação
Palavra-chave em lingua estrangeira: ICTs
Chemistry Teaching
Innovation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Química - CUS
Referência: LOPES, Lucas Santos. Tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química: possibilidades e usos no Ensino Médio. 2024. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4400
Data defesa documento: 25-Oct-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

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