Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/442
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Auditoria independente : os desafios da formação acadêmica |
Outros títulos: | Auditores independentes : os desafios da formação acadêmica |
Autor(es): | Moura, Rafaela Mirley Santana |
Orientador(a): | Ciupak, Clébia |
Membro da Banca: | Ciupak, Clébia |
Resumo : | O objetivo deste artigo é demonstrar de forma resumida a trajetória percorrida pelos alunos de ciências contábeis, que desejam atuar na área de auditoria. Evidenciar os desafios e dificuldades enfrentados pelos alunos durante a sua formação acadêmica. O estudo também analisou a motivação dos alunos em continuar no programa de educação continuada, buscando novos conhecimentos e agregando valores a sua profissão. Os resultados mostram que as instituições de ensino superior devem buscar inovação, investir em professores melhores qualificados, trazendo para dentro da sala de aula aquilo que as sociedades empresarias realmente necessitam, focando em um ensino mais pratica e menos teoria que a obrigatoriedade do programa de educação continuada é válida e vista como positiva, porém apresenta carência de cursos e treinamentos de boa qualidade. Em relação à parte teórica, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, a coleta de dados foi efetuada através da aplicação de um questionário para um grupo de 30 (trinta) alunos no 3° ano do curso de Ciências contábeis, e uma entrevista com um profissional na área de auditoria. |
Resumo em lingua estrangeira: | The purpose of this article is to demonstAraBteS TinR aA sCumT marized way the trajectory traversed by students of accounting sciences, who wish to work in the audit area. To demonstrate the challenges and difficulties faced by students during their academic training. The study also analyzed the students' motivation to continue in a continuing education program, seeking new knowledge and adding values to their profession. The results show that higher education institutions should seek innovation, invest in better qualified teachers, bringing into the classroom what business societies really need, focusing on a more practical teaching and less theory. The compulsory nature of the continuing education program is valid, but at the same time there is a shortage of courses and good quality training. In relation to the theoretical part, the bibliographical and documentary research was used, the data collection was done through the application of a questionnaire to a group of 30 (thirty) students in the 3rd year of the accounting sciences course, and an interview with a in auditing. |
Palavra-chave: | Formação acadêmica Auditor Educação continuada |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Academic training Auditor Continuing education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) |
Curso: | Auditoria e Controladoria Empresarial - CUC |
Referência: | MOURA, Rafaela Mirley Santana. Auditoria independente: os desafios da formação acadêmica. 2017. 20 f. TCC (Especialização em Auditoria e Controladoria Empresarial) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/442 |
Data defesa documento: | 30-Jan-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Auditoria e Controladoria Empresarial |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCP_2017_Rafaela Mirley Santana Moura.pdf | 562.32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.