Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4445
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo de viabilidade econômica da piscicultura artesanal : estudo de caso de um pequeno produtor do distrito ribeirinho de Bom Sucesso, em Várzea Grande - MT
Autor(es): França, Helino Silvio de
Orientador(a): Cruz, Jonas da Costa
Membro da Banca: Cruz, Jonas da Costa
Membro da Banca: Silva, Benedito Albuquerque da
Membro da Banca: Kulevicz, Rosane Aparecida
Resumo : A piscicultura como fonte de renda, tem sido uma saída utilizada por ribeirinhos nos municípios da baixada cuiabana, frente à diminuição significativa da disponibilidade de peixes no rio Cuiabá. Porém essa técnica é realizada, na maioria das vezes, de forma totalmente empírica, sem que seja aplicado nenhum conhecimento técnico, principalmente no que diz respeito ao controle e ao acompanhamento de indicadores de viabilidade econômica, resultando em um desconhecimento da real situação Econômico-financeira da produção. O trabalho realizou um estudo de caso de uma propriedade rural localizada no distrito ribeirinho de Bonsucesso, onde estão sendo criados 1500 alevinos de tambatinga, realizando uma pesquisa quantitativa, contabilizando os custos diretos e indiretos envolvidos desde a construção dos tanques escavados até a fase de engorda, o que possibilitou quantificar o custo de produção, para que o produtor verifique a viabilidade da execução do projeto produtivo. O objetivo desse estudo é realizar um estudo de viabilidade econômica da piscicultura artesanal, por meio de um estudo de caso. Esse acompanhamento dos custos, bem como, a sua contabilização é essencial para os produtores, haja vista que somente com essas informações ele saberá se sua produção está gerando lucro. O estudo apontou que a piscicultura artesanal traz resultados que estão dentro do que os produtores esperam, se tornando, para eles, uma prática viável economicamente, porém se houver um acompanhamento técnico tanto do manejo, quanto dos custos da produção, essa prática pode se tornar uma excelente fonte de renda.
Palavra-chave: Viabilidade econômica
Piscicultura artesanal
Custos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Ciências Contábeis - CUC
Referência: FRANÇA, Helino Silvio de. Estudo de viabilidade econômica da piscicultura artesanal: estudo de caso de um pequeno produtor do distrito ribeirinho de Bom Sucesso, em Várzea Grande - MT. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4445
Data defesa documento: 12-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Helino Silvio de França.pdf830.37 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.