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dc.creatorMiranda, Heytor Campos-
dc.date.accessioned2025-04-29T19:19:41Z-
dc.date.available2022-07-18-
dc.date.available2025-04-29T19:19:41Z-
dc.date.issued2022-07-11-
dc.identifier.citationMIRANDA, Heytor Campos. A ética e a formação contábil: percepção dos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4450-
dc.description.abstractThe present study aimed to verify the contribution of ethics teaching in the training of future accounting professionals. The methodology used was quantitative research, of a descriptive nature, characterized by the survey that applied a questionnaire to collect data, and the results were examined according to the descriptive analysis. The results obtained with the questionnaire reveal that the majority of Accounting Sciences students at UFMT consider it important to know the code of ethics that governs the profession and are aware of professional ethics, however 64.1% of the participants claim to have no knowledge of the existence of punishments to which the accountant may suffer if any infractional conduct is proven. It is concluded that the teaching provided by the discipline fulfills its duty by prospecting knowledge regarding professional morals and ethics, whether through regulations, as in case studies that address the individual's positioning to the facts of the daily life of the accounting professional; since they demonstrate knowledge regarding social responsibility and ethics in the profession.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-04-04T15:11:12Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Heytor Campos Miranda.pdf: 835434 bytes, checksum: bff2d3da3e0e42b4a52288c85383b1d8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-04-29T19:19:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Heytor Campos Miranda.pdf: 835434 bytes, checksum: bff2d3da3e0e42b4a52288c85383b1d8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-29T19:19:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Heytor Campos Miranda.pdf: 835434 bytes, checksum: bff2d3da3e0e42b4a52288c85383b1d8 (MD5) Previous issue date: 2022-07-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA ética e a formação contábil : percepção dos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilene Dias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108419771673503pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marilene Dias de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108419771673503pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, João Soares da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4363669349406467pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida-Santos, Paulo Sérgio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9024298296292756pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou verificar a contribuição do ensino da ética na formação dos futuros profissionais contábeis. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, de natureza descritiva, caracterizada pelo levantamento que aplicou questionário para realizar a coleta de dados, tendo os resultados examinados de acordo com a análise descritiva. Os resultados obtidos com o questionário revelam que a maioria dos estudantes de Ciências Contábeis da UFMT consideram importante o conhecimento do código de ética que rege a profissão e se mostram conscientes acerca da ética profissional, contudo 64,1% dos participantes afirmam não ter conhecimento da existência de punições ao qual o contador pode sofrer caso seja comprovado alguma conduta infracional. Conclui-se que o ensino proporcionado pela disciplina cumpre seu dever ao prospectar o conhecimento referente a moral e ética profissional, seja através das normativas, como em estudos de caso que abordam o posicionamento do indivíduo aos fatos do cotidiano do profissional contábil; visto que os mesmos demonstram conhecimentos referente responsabilidade social e ética na profissão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCiências Contábeis - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.subject.keywordÉticapt_BR
dc.subject.keywordPercepção acadêmicapt_BR
dc.subject.keywordÉtica na formação acadêmicapt_BR
dc.subject.keyword2Ethicpt_BR
dc.subject.keyword2Academic perceptionpt_BR
dc.subject.keyword2Ethics in academic trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

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