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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ética e a formação contábil : percepção dos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso
Autor(es): Miranda, Heytor Campos
Orientador(a): Oliveira, Marilene Dias de
Membro da Banca: Oliveira, Marilene Dias de
Membro da Banca: Costa, João Soares da
Membro da Banca: Almeida-Santos, Paulo Sérgio
Resumo : O presente trabalho objetivou verificar a contribuição do ensino da ética na formação dos futuros profissionais contábeis. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, de natureza descritiva, caracterizada pelo levantamento que aplicou questionário para realizar a coleta de dados, tendo os resultados examinados de acordo com a análise descritiva. Os resultados obtidos com o questionário revelam que a maioria dos estudantes de Ciências Contábeis da UFMT consideram importante o conhecimento do código de ética que rege a profissão e se mostram conscientes acerca da ética profissional, contudo 64,1% dos participantes afirmam não ter conhecimento da existência de punições ao qual o contador pode sofrer caso seja comprovado alguma conduta infracional. Conclui-se que o ensino proporcionado pela disciplina cumpre seu dever ao prospectar o conhecimento referente a moral e ética profissional, seja através das normativas, como em estudos de caso que abordam o posicionamento do indivíduo aos fatos do cotidiano do profissional contábil; visto que os mesmos demonstram conhecimentos referente responsabilidade social e ética na profissão.
Resumo em lingua estrangeira: The present study aimed to verify the contribution of ethics teaching in the training of future accounting professionals. The methodology used was quantitative research, of a descriptive nature, characterized by the survey that applied a questionnaire to collect data, and the results were examined according to the descriptive analysis. The results obtained with the questionnaire reveal that the majority of Accounting Sciences students at UFMT consider it important to know the code of ethics that governs the profession and are aware of professional ethics, however 64.1% of the participants claim to have no knowledge of the existence of punishments to which the accountant may suffer if any infractional conduct is proven. It is concluded that the teaching provided by the discipline fulfills its duty by prospecting knowledge regarding professional morals and ethics, whether through regulations, as in case studies that address the individual's positioning to the facts of the daily life of the accounting professional; since they demonstrate knowledge regarding social responsibility and ethics in the profession.
Palavra-chave: Ética
Percepção acadêmica
Ética na formação acadêmica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Ethic
Academic perception
Ethics in academic training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Ciências Contábeis - CUC
Referência: MIRANDA, Heytor Campos. A ética e a formação contábil: percepção dos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4450
Data defesa documento: 11-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

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