Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Leticia Pereira Leite-
dc.date.accessioned2025-05-16T18:32:48Z-
dc.date.available2022-07-18-
dc.date.available2025-05-16T18:32:48Z-
dc.date.issued2022-07-04-
dc.identifier.citationMACHADO, Leticia Pereira Leite. A exposição temporária “O Pantanal através dos esqueletos”: análise da concepção a avaliação. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4501-
dc.description.abstractThe educational potential associated with Museums is indisputable, such institutionsare able to contribute educationally to all types of publics through their exhibitions andevents. In Brazil, there is a public policy named the National Museum Education Plan (PNEM) whichdescribes how museums should be a part of non-formal education to Brazilians andtourists. Over the centuries the Natural History Museums were essential to safeguard countlessspecimens that represent large areas of knowledge. The Natural History MuseumsorScience Museums play an important role in ensuring that the preservation and disseminationof major scientific areas, contributing, for example, to the learning of the school-agepublic. Inview of this potential for dissemination and scientific education of Natural History Museums, the present study presents a work developed at the Natural History Museumof MatoGrosso(MHNMT), Brazil, between October 2021 and February 2022. In this period, themuseumteam held its first temporary exhibition after the height of the COVID-19 pandemic, entitled“The Pantanal through the skeletons”. As the result of this study, all the processesthat involved the development of the temporary exhibition were described, as the profileof thevisiting public and a case study on the importance of museums in the learning processof theschool public. In conclusion the study demonstrated how this exhibition helped theMHNMTin the use of its educational and science communication potential.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-04-23T12:28:47Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Leticia Pereira Leite Machado.pdf: 5408613 bytes, checksum: 1a621ab5d04b651cf40746cd36fa0627 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-16T18:32:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Leticia Pereira Leite Machado.pdf: 5408613 bytes, checksum: 1a621ab5d04b651cf40746cd36fa0627 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-16T18:32:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Leticia Pereira Leite Machado.pdf: 5408613 bytes, checksum: 1a621ab5d04b651cf40746cd36fa0627 (MD5) Previous issue date: 2022-07-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA exposição temporária “O Pantanal através dos esqueletos” : análise da concepção a avaliaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Katiane Mara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5383181555578659pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Katiane Mara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5383181555578659pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4706104057583389pt_BR
dc.description.resumoÉ indiscutível o potencial educativo associado aos Museus, tais instituições são capazes contribuir educativamente com todos os tipos de público através de suas exposições e eventos, por isso são descritos no Plano Nacional de Educação museal (PNEM) como espaços potenciais e reconhecidos de educação. Ao longo dos séculos esses ambientes foram primordiais para salvaguardar inúmeros exemplares que representam grandes áreas de conhecimento, como a História Natural. Os Museus de História Natural ou Museus de Ciências tem um papel de suma importância para garantir que a preservação e divulgação das grandes áreas científicas, contribuindo, por exemplo, como aprendizado do público em idade escolar. Frente a esse potencial de divulgação e educação científica dos Museus de História Natural o presente estudo apresenta um trabalho desenvolvido no Museu de História Natural de Mato Grosso entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, onde a equipe do museu realizou sua primeira exposição temporária pós o auge da pandemia COVID-19, intitulada “O Pantanal através dos esqueletos”. Neste estudo são apresentados todos os processos que envolveram o desenvolvimento da exposição temporária, bem como, o perfil do público visitante e um estudo de caso sobre a importância dos museus no processo de aprendizado do público escolar e como essa exposição auxiliou o Museu na utilização de seu potencial educativo e de divulgação cientifica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biociências (IB)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCiências Biológicas - CUC - Bachareladopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keywordMuseu de História Naturalpt_BR
dc.subject.keywordEducação não formalpt_BR
dc.subject.keywordDivulgação científicapt_BR
dc.subject.keywordPúblico escolarpt_BR
dc.subject.keyword2Natural History Museumpt_BR
dc.subject.keyword2Non-formal educationpt_BR
dc.subject.keyword2Science communicationpt_BR
dc.subject.keyword2Schooling audiencept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Leticia Pereira Leite Machado.pdf5.28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.