Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4501
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A exposição temporária “O Pantanal através dos esqueletos” : análise da concepção a avaliação
Autor(es): Machado, Leticia Pereira Leite
Orientador(a): Ferreira, Katiane Mara
Membro da Banca: Ferreira, Katiane Mara
Resumo : É indiscutível o potencial educativo associado aos Museus, tais instituições são capazes contribuir educativamente com todos os tipos de público através de suas exposições e eventos, por isso são descritos no Plano Nacional de Educação museal (PNEM) como espaços potenciais e reconhecidos de educação. Ao longo dos séculos esses ambientes foram primordiais para salvaguardar inúmeros exemplares que representam grandes áreas de conhecimento, como a História Natural. Os Museus de História Natural ou Museus de Ciências tem um papel de suma importância para garantir que a preservação e divulgação das grandes áreas científicas, contribuindo, por exemplo, como aprendizado do público em idade escolar. Frente a esse potencial de divulgação e educação científica dos Museus de História Natural o presente estudo apresenta um trabalho desenvolvido no Museu de História Natural de Mato Grosso entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, onde a equipe do museu realizou sua primeira exposição temporária pós o auge da pandemia COVID-19, intitulada “O Pantanal através dos esqueletos”. Neste estudo são apresentados todos os processos que envolveram o desenvolvimento da exposição temporária, bem como, o perfil do público visitante e um estudo de caso sobre a importância dos museus no processo de aprendizado do público escolar e como essa exposição auxiliou o Museu na utilização de seu potencial educativo e de divulgação cientifica.
Resumo em lingua estrangeira: The educational potential associated with Museums is indisputable, such institutionsare able to contribute educationally to all types of publics through their exhibitions andevents. In Brazil, there is a public policy named the National Museum Education Plan (PNEM) whichdescribes how museums should be a part of non-formal education to Brazilians andtourists. Over the centuries the Natural History Museums were essential to safeguard countlessspecimens that represent large areas of knowledge. The Natural History MuseumsorScience Museums play an important role in ensuring that the preservation and disseminationof major scientific areas, contributing, for example, to the learning of the school-agepublic. Inview of this potential for dissemination and scientific education of Natural History Museums, the present study presents a work developed at the Natural History Museumof MatoGrosso(MHNMT), Brazil, between October 2021 and February 2022. In this period, themuseumteam held its first temporary exhibition after the height of the COVID-19 pandemic, entitled“The Pantanal through the skeletons”. As the result of this study, all the processesthat involved the development of the temporary exhibition were described, as the profileof thevisiting public and a case study on the importance of museums in the learning processof theschool public. In conclusion the study demonstrated how this exhibition helped theMHNMTin the use of its educational and science communication potential.
Palavra-chave: Museu de História Natural
Educação não formal
Divulgação científica
Público escolar
Palavra-chave em lingua estrangeira: Natural History Museum
Non-formal education
Science communication
Schooling audience
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Curso: Ciências Biológicas - CUC - Bacharelado
Referência: MACHADO, Leticia Pereira Leite. A exposição temporária “O Pantanal através dos esqueletos”: análise da concepção a avaliação. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4501
Data defesa documento: 4-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Leticia Pereira Leite Machado.pdf5.28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.