Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4509
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tendências e lacunas de conhecimento sobre as espécies de bromélias do Pantanal
Autor(es): Lavoratti, Larissa Cristina Duarte
Orientador(a): Zanata, Thais Bastos
Membro da Banca: Zanata, Thais Bastos
Resumo : As lacunas de conhecimento tratam da informação biológicas que não temos acerca de evolução (lacuna Darwiniana), descrição (lacuna Lineana), distribuição (lacuna Wallaceana), traços funcionais (lacuna Raunkiaerana), interações ecológicas (lacuna Eltoniana), abundância de populações (lacuna Prestoniana) e tolerâncias abióticas (lacuna Hutchinsoniana). Padrões globais de diversidade, combinados com um esforço de amostragem desigual, podem gerar estes vieses de conhecimento. Portanto, reconhecer e preencher essas lacunas é fundamental, especialmente para tomada de decisões para conservação de espécies. Bromeliaceae é uma família de angiospermas neotropicais com aproximadamente 3.650 espécies. O Brasil é um país megadiverso para essa família com 1.380 espécies. O objetivo deste trabalho foi explorar as lacunas Wallaceana, Raunkiaerana e Darwiniana para as 25 espécies de Bromeliaceae no Pantanal. Para isso, verificamos a distribuição dos pontos de ocorrência, a quantidade de informação descrita para 16 atributos morfológicos e o número de sequências nucleotídicas disponíveis para cada espécie. Detectamos a predominância de coletas na porção norte e sul do Pantanal, próximas a vias de acesso e fora de unidades de conservação. Espécies com distribuição ampla apresentam maior quantidade de informação sobre seus atributos morfológicos e sequências nucleotídicas disponível. Além disso, espécies com maior tempo de descrição também apresentaram a maior quantidade de informação sobre seus atributos morfológicos. Considerando nossos resultados, sugerimos que ao descrever uma nova espécie haja uma padronização para descrição dos atributos morfológicos descritos por taxonomistas, de forma a auxiliar na redução das lacunas de conhecimento de espécies recentemente descritas e, principalmente, aquelas que possuem distribuição restrita.
Palavra-chave: Bromeliaceae
Conservação
Dados biológicos
Ignorância científica
Vieses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Curso: Ciências Biológicas - CUC - Bacharelado
Referência: LAVORATTI, Larissa Cristina Duarte. Tendências e lacunas de conhecimento sobre as espécies de bromélias do Pantanal. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4509
Data defesa documento: 7-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Larissa Cristina Duarte Lavoratti.pdf1.06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.