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Campo DCValorIdioma
dc.creatorApodaca, Bia Stephanny-
dc.creatorBuchenrode, Rosemary Ursula Haupt-
dc.date.accessioned2025-05-19T17:48:11Z-
dc.date.available2023-04-12-
dc.date.available2025-05-19T17:48:11Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationAPODACA, Bia Stephanny; BUCHENRODE, Rosemary Ursula Haupt. Audição de vozes em adolescentes de escolas públicas de Cuiabá. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4516-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-04-24T16:04:24Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Bia Stephanny Apodaca.pdf: 200348 bytes, checksum: 464455d0f8dabe83becd0c05e2e14a7c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-19T17:48:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Bia Stephanny Apodaca.pdf: 200348 bytes, checksum: 464455d0f8dabe83becd0c05e2e14a7c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-19T17:48:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Bia Stephanny Apodaca.pdf: 200348 bytes, checksum: 464455d0f8dabe83becd0c05e2e14a7c (MD5) Previous issue date: 2022-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAudição de vozes em adolescentes de escolas públicas de Cuiabápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Marina Nolli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6501229965485806pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Wünsch, Carla Gabriela-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5824097332691683pt_BR
dc.contributor.referee1Bittencourt, Marina Nolli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6501229965485806pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028360945023323pt_BR
dc.description.resumoO Movimento Internacional de Ouvidores de Vozes, busca desconstruir a visão da escuta de vozes como algo unicamente patológico e que necessita de diagnóstico, para a possibilidade de algo natural que é experienciado pelo ser humano. Geralmente o início dessa experiência se manifesta nos primeiros anos da adolescência. Objetivo: Analisar a vivência de adolescentes na audição de vozes que outros não ouvem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em duas escolas estaduais do município de Cuiabá, com adolescentes entre 12 e 18 anos regularmente matriculados. A coleta no banco de dados ocorreu em julho de 2022 e totalizou 49 entrevistas que foram analisadas por meio da análise de conteúdo de Minayo. Resultados: Foram descritas experiências de audição de vozes acompanhadas de manifestações sensoriais, como sentir e ver; vozes que chamam pelo nome; sons não vocais; vozes de pessoas conhecidas e de conteúdo negativo. Despertando sentimentos diversos e contraditórios, com confusão, medo, ameaça, afeto e amizade. Como modo de acolher essa experiência, tiveram narrativas explicativas relacionando à espiritualidade, e em outros relatos maneiras de abafar ou negar a sua existência. Considerações Finais: A audição de vozes é uma experiência presente no contexto da adolescência. Logo, é possível ressignificar a compreensão sobre a audição de vozes e (re)construir novas práticas de cuidado em saúde mental e com isso mitigar a medicalização e a patologização da experiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagem (FAEN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programEnfermagem - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.subject.keywordAlucinaçõespt_BR
dc.subject.keywordAdolescentept_BR
dc.subject.keywordSaúde mentalpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem

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