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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4516
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Audição de vozes em adolescentes de escolas públicas de Cuiabá |
Autor(es): | Apodaca, Bia Stephanny Buchenrode, Rosemary Ursula Haupt |
Orientador(a): | Bittencourt, Marina Nolli |
Coorientador: | Wünsch, Carla Gabriela |
Membro da Banca: | Bittencourt, Marina Nolli |
Resumo : | O Movimento Internacional de Ouvidores de Vozes, busca desconstruir a visão da escuta de vozes como algo unicamente patológico e que necessita de diagnóstico, para a possibilidade de algo natural que é experienciado pelo ser humano. Geralmente o início dessa experiência se manifesta nos primeiros anos da adolescência. Objetivo: Analisar a vivência de adolescentes na audição de vozes que outros não ouvem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em duas escolas estaduais do município de Cuiabá, com adolescentes entre 12 e 18 anos regularmente matriculados. A coleta no banco de dados ocorreu em julho de 2022 e totalizou 49 entrevistas que foram analisadas por meio da análise de conteúdo de Minayo. Resultados: Foram descritas experiências de audição de vozes acompanhadas de manifestações sensoriais, como sentir e ver; vozes que chamam pelo nome; sons não vocais; vozes de pessoas conhecidas e de conteúdo negativo. Despertando sentimentos diversos e contraditórios, com confusão, medo, ameaça, afeto e amizade. Como modo de acolher essa experiência, tiveram narrativas explicativas relacionando à espiritualidade, e em outros relatos maneiras de abafar ou negar a sua existência. Considerações Finais: A audição de vozes é uma experiência presente no contexto da adolescência. Logo, é possível ressignificar a compreensão sobre a audição de vozes e (re)construir novas práticas de cuidado em saúde mental e com isso mitigar a medicalização e a patologização da experiência. |
Palavra-chave: | Alucinações Adolescente Saúde mental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Enfermagem (FAEN) |
Curso: | Enfermagem - CUC |
Referência: | APODACA, Bia Stephanny; BUCHENRODE, Rosemary Ursula Haupt. Audição de vozes em adolescentes de escolas públicas de Cuiabá. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4516 |
Data defesa documento: | 16-Dez-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Enfermagem |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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