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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Audição de vozes em adolescentes de escolas públicas de Cuiabá
Autor(es): Apodaca, Bia Stephanny
Buchenrode, Rosemary Ursula Haupt
Orientador(a): Bittencourt, Marina Nolli
Coorientador: Wünsch, Carla Gabriela
Membro da Banca: Bittencourt, Marina Nolli
Resumo : O Movimento Internacional de Ouvidores de Vozes, busca desconstruir a visão da escuta de vozes como algo unicamente patológico e que necessita de diagnóstico, para a possibilidade de algo natural que é experienciado pelo ser humano. Geralmente o início dessa experiência se manifesta nos primeiros anos da adolescência. Objetivo: Analisar a vivência de adolescentes na audição de vozes que outros não ouvem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em duas escolas estaduais do município de Cuiabá, com adolescentes entre 12 e 18 anos regularmente matriculados. A coleta no banco de dados ocorreu em julho de 2022 e totalizou 49 entrevistas que foram analisadas por meio da análise de conteúdo de Minayo. Resultados: Foram descritas experiências de audição de vozes acompanhadas de manifestações sensoriais, como sentir e ver; vozes que chamam pelo nome; sons não vocais; vozes de pessoas conhecidas e de conteúdo negativo. Despertando sentimentos diversos e contraditórios, com confusão, medo, ameaça, afeto e amizade. Como modo de acolher essa experiência, tiveram narrativas explicativas relacionando à espiritualidade, e em outros relatos maneiras de abafar ou negar a sua existência. Considerações Finais: A audição de vozes é uma experiência presente no contexto da adolescência. Logo, é possível ressignificar a compreensão sobre a audição de vozes e (re)construir novas práticas de cuidado em saúde mental e com isso mitigar a medicalização e a patologização da experiência.
Palavra-chave: Alucinações
Adolescente
Saúde mental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Enfermagem (FAEN)
Curso: Enfermagem - CUC
Referência: APODACA, Bia Stephanny; BUCHENRODE, Rosemary Ursula Haupt. Audição de vozes em adolescentes de escolas públicas de Cuiabá. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4516
Data defesa documento: 16-Dez-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem

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