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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Michelle Silva-
dc.creatorMaia, Pamella Garcia de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-05-19T18:38:01Z-
dc.date.available2023-03-10-
dc.date.available2025-05-19T18:38:01Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Michelle Silva; MAIA, Pamella Garcia de Oliveira. Ensino remoto emergencial na formação do enfermeiro: percepção de docentes e discentes. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4519-
dc.description.abstractThe covid-19 pandemic resulted in the need for social isolation, linked to sanitary measures, which led to the suspension of face-to-face educational activities. Remote teaching was then adopted, which, unlike distance learning strategically thought to be online, is an emergency option during the pandemic period. In this way, the present work has the general objective of analyzing the virtual environment & learning interaction in the training of nurses during the covid-19 pandemic. This is an exploratory-descriptive research, with a qualitative approach, developed along with the nursing course at the Federal University of Mato Grosso, Cuiabá campus, with 7 professors and 14 students. Individual, semi-structured interviews were used to produce data and, as a support strategy for textual data analysis, the IRaMuTeQ software. 2 corpus were created and the classes obtained from the 2 groups were divided into 3 categories for analysis and discussion. Category 1 - “Repercussions of (ERE) emergency remote teaching”, The restriction of the practical field during the ERE had repercussions on the deficit in practical skills necessary to develop patient care. Category 2 - “Personal and technological interactions”, Limitation in relationships during classes, being difficult to study at home due to reconciling studies, family and difficulties with virtual resources. Category 3 - “Adaptation to methodologies”, The adaptation of classes and activities and assessments to the remote form generated overload and revealed difficulties with the use of technology. In general, the results obtained between the two groups were similar, although the participants are inserted in different contexts and cultures.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-04-24T15:00:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Michelle Silva Santos.pdf: 407055 bytes, checksum: b6f6783714b8f8af74df3feb0f8bcbbf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-19T18:38:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Michelle Silva Santos.pdf: 407055 bytes, checksum: b6f6783714b8f8af74df3feb0f8bcbbf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-19T18:38:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Michelle Silva Santos.pdf: 407055 bytes, checksum: b6f6783714b8f8af74df3feb0f8bcbbf (MD5) Previous issue date: 2022-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino remoto emergencial na formação do enfermeiro : percepção de docentes e discentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Mara Regina Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175732777073780pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Mara Regina Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175732777073780pt_BR
dc.description.resumoA pandemia pela covid-19 resultou na necessidade de isolamento social, atrelado a medidas sanitárias, o que provocou a suspensão das atividades educacionais presenciais. Foi então adotado o ensino remoto, que diferente do ensino a distância pensado estrategicamente para ser on-line, é uma opção emergencial durante o período pandêmico. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a interação ambiente virtual e aprendizagem na formação do enfermeiro durante a pandemia pela covid-19. Trata-se de pesquisa do tipo exploratória-descritiva, de abordagem qualitativa, desenvolvida junto ao curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, com 7 docentes e 14 discentes. Utilizou-se para produção de dados entrevista individual, semiestruturada e, como estratégia de apoio à análise textual dos dados, o software IRaMuTeQ. Foram criados 2 corpus e as classes obtidas dos 2 grupos foram divididas em 3 categorias de análise e discussão. Categoria 1 - “Repercussões do Ensino remoto emergencial (ERE)”, A restrição do campo prático durante o ERE repercutiu no déficit em competências práticas necessárias para desenvolver o cuidado dos pacientes. Categoria 2 - “Interações pessoais e tecnológicas”, Limitação nas relações durante as aulas, sendo difícil estudar em casa devido conciliar estudos, família e dificuldades com recursos virtuais. Categoria 3 - “Adaptação às metodologias”, A adaptação das aulas e das atividades e avaliações para a forma remota gerou sobrecarga e desvelou dificuldades com o uso da tecnologia. De modo geral, os resultados obtidos entre os dois grupos foram similares, embora os participantes estejam inseridos em diferentes contextos e culturas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagem (FAEN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programEnfermagem - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.subject.keywordEnsino onlinept_BR
dc.subject.keywordEnfermagempt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keyword2Online teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Nursingpt_BR
dc.subject.keyword2Pandemicpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem

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