Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4519
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino remoto emergencial na formação do enfermeiro : percepção de docentes e discentes
Autor(es): Santos, Michelle Silva
Maia, Pamella Garcia de Oliveira
Orientador(a): Ribeiro, Mara Regina Rosa
Membro da Banca: Ribeiro, Mara Regina Rosa
Resumo : A pandemia pela covid-19 resultou na necessidade de isolamento social, atrelado a medidas sanitárias, o que provocou a suspensão das atividades educacionais presenciais. Foi então adotado o ensino remoto, que diferente do ensino a distância pensado estrategicamente para ser on-line, é uma opção emergencial durante o período pandêmico. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a interação ambiente virtual e aprendizagem na formação do enfermeiro durante a pandemia pela covid-19. Trata-se de pesquisa do tipo exploratória-descritiva, de abordagem qualitativa, desenvolvida junto ao curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, com 7 docentes e 14 discentes. Utilizou-se para produção de dados entrevista individual, semiestruturada e, como estratégia de apoio à análise textual dos dados, o software IRaMuTeQ. Foram criados 2 corpus e as classes obtidas dos 2 grupos foram divididas em 3 categorias de análise e discussão. Categoria 1 - “Repercussões do Ensino remoto emergencial (ERE)”, A restrição do campo prático durante o ERE repercutiu no déficit em competências práticas necessárias para desenvolver o cuidado dos pacientes. Categoria 2 - “Interações pessoais e tecnológicas”, Limitação nas relações durante as aulas, sendo difícil estudar em casa devido conciliar estudos, família e dificuldades com recursos virtuais. Categoria 3 - “Adaptação às metodologias”, A adaptação das aulas e das atividades e avaliações para a forma remota gerou sobrecarga e desvelou dificuldades com o uso da tecnologia. De modo geral, os resultados obtidos entre os dois grupos foram similares, embora os participantes estejam inseridos em diferentes contextos e culturas.
Resumo em lingua estrangeira: The covid-19 pandemic resulted in the need for social isolation, linked to sanitary measures, which led to the suspension of face-to-face educational activities. Remote teaching was then adopted, which, unlike distance learning strategically thought to be online, is an emergency option during the pandemic period. In this way, the present work has the general objective of analyzing the virtual environment & learning interaction in the training of nurses during the covid-19 pandemic. This is an exploratory-descriptive research, with a qualitative approach, developed along with the nursing course at the Federal University of Mato Grosso, Cuiabá campus, with 7 professors and 14 students. Individual, semi-structured interviews were used to produce data and, as a support strategy for textual data analysis, the IRaMuTeQ software. 2 corpus were created and the classes obtained from the 2 groups were divided into 3 categories for analysis and discussion. Category 1 - “Repercussions of (ERE) emergency remote teaching”, The restriction of the practical field during the ERE had repercussions on the deficit in practical skills necessary to develop patient care. Category 2 - “Personal and technological interactions”, Limitation in relationships during classes, being difficult to study at home due to reconciling studies, family and difficulties with virtual resources. Category 3 - “Adaptation to methodologies”, The adaptation of classes and activities and assessments to the remote form generated overload and revealed difficulties with the use of technology. In general, the results obtained between the two groups were similar, although the participants are inserted in different contexts and cultures.
Palavra-chave: Ensino online
Enfermagem
Pandemia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Online teaching
Nursing
Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Enfermagem (FAEN)
Curso: Enfermagem - CUC
Referência: SANTOS, Michelle Silva; MAIA, Pamella Garcia de Oliveira. Ensino remoto emergencial na formação do enfermeiro: percepção de docentes e discentes. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4519
Data defesa documento: 16-Dez-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Michelle Silva Santos.pdf397.51 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.