Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4531
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Modelo matemático para determinação do volume exportado de soja do Estado de Mato Grosso pelos principais portos brasileiros
Autor(es): Testa, Thalita Aparecida da Cruz
Orientador(a): Silva, Rodolfo Benedito Zattar da
Membro da Banca: Silva, Rodolfo Benedito Zattar da
Membro da Banca: Brigante, Cinthia Serenotti
Membro da Banca: Bueno, Adauto Farias
Resumo : Neste estudo, é abordada a necessidade de redução dos custos de transporte da soja produzida em Mato Grosso para os portos brasileiros, visando melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos agrícolas. Um modelo de programação linear de transporte foi desenvolvido, englobando a determinação das cidades polos, o levantamento dos custos de transporte, a modelagem matemática e a busca pela solução ótima. Dois cenários foram explorados: transporte exclusivamente rodoviário e transporte multimodal. Os resultados indicam que o cenário multimodal totalizou R$ 6.502.401.709,50 bilhões, enquanto o rodoviário atingiu R$ 8.435.163.162,72 bilhões. A adoção do transporte multimodal gerou uma economia significativa de R$ 1.932.761.453,22 bilhões, destacando sua eficácia na otimização dos custos e na eficiência logística. Esses resultados fornecem insights valiosos para o planejamento estratégico do setor agrícola brasileiro, contribuindo para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos e aumentar sua competitividade global.
Resumo em lingua estrangeira: In this study, the need to reduce the costs of transporting soybeans produced in Mato Grosso to Brazilian ports is addressed, aiming to improve the efficiency of the agricultural supply chain. A linear transportation programming model was developed, encompassing the determination of the hub cities, the survey of transportation costs, the mathematical model and the search for the optimal solution. Two scenarios were explored: road-only transport and multimodal transport. The results indicate that the multimodal scenario totaled R$ 6,502,401.71 billion, while the road scenario reached R$ 8,435,163.16 billion. The adoption of multimodal transport generated significant savings of R$ 1,932,761.45 billion, highlighting its effectiveness in optimizing costs and logistics efficiency. These results provide valuable insights for the strategic planning of the Brazilian agricultural sector, contributing to improving supply chain management and increasing its global competitiveness.
Palavra-chave: Soja
Logística
Portos brasileiros
Modelo matemático
Mato Grosso
Palavra-chave em lingua estrangeira: Soybean
Logistics
Brazilian ports
Mathematical model
Mato Grosso
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Programa: Engenharia de Transportes - CUVG
Referência: TESTA, Thalita Aparecida da Cruz. Modelo matemático para determinação do volume exportado de soja do Estado de Mato Grosso pelos principais portos brasileiros. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4531
Data defesa documento: 27-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _THALITA_A_C_TESTA.pdf2.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.