Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4532
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação patrimonial e ensino de história : questões e possibilidades no Centro Histórico de Cuiabá - MT |
Autor(es): | Martins, Maynara Benevides |
Orientador(a): | Cavalcanti Junior, Ary Albuquerque |
Membro da Banca: | Cavalcanti Junior, Ary Albuquerque |
Resumo : | O presente artigo, tem como objetivo, apresentar as possibilidades da educação patrimonial no ensino de história, como mecanismo que visa a preservação do patrimônio cultural material e imaterial, bem como a participação ativa da comunidade/ alunos, oportunizando o diálogo dos mesmo com o patrimônio histórico-cultural da cidade de Cuiabá. Contudo, mediante as inúmeras possibilidades, será dado destaque ao Centro Histórico e o seu conjunto arquitetônico, que estão localizados na região central da cidade, atualmente ocupado por lojas e residenciais, que ainda mantém características arquitetônicas coloniais dos casarios e sobrados. Mediante isto serão apresentados atividades educativas e materiais didáticos possíveis de serem utilizadas em sala de aula, com foco no centro histórico da cidade. |
Resumo em lingua estrangeira: | This article aims to present the possibilities of heritage education in history teaching, as a mechanism aimed at preserving material and immaterial cultural heritage, as well as the active participation of the community/students, providing opportunities for their dialogue with the historical-cultural heritage. of the city of Cuiabá. However, in the countless possibilities, emphasis will be given to the historical center and its architectural complex, which are located in the central region of the city, currently occupied by commercial and residential buildings, which still maintain the colonial architectural characteristics of the houses and townhouses, through which educational activities and teaching materials that can be used in the classroom will be presented, focusing on the historical center of the city. |
Palavra-chave: | Ensino de história Educação patrimonial Centro Histórico de Cuiabá |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching history Heritage education Historical Center of Cuiabá |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Curso: | História - CUC - Licenciatura |
Referência: | MARTINS, Maynara Benevides. Educação patrimonial e ensino de história: questões e possibilidades no Centro Histórico de Cuiabá - MT. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4532 |
Data defesa documento: | 7-Dez-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Maynara Benevides Martins.pdf | 775.68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.