Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4606
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Torrente, Thomas de Paula Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T17:41:37Z | - |
dc.date.available | 2024-05-20 | - |
dc.date.available | 2025-05-27T17:41:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
dc.identifier.citation | TORRENTE, Thomas de Paula Ferreira. A trajetória musical e acadêmica de um aluno cego da graduação em Música na UFMT. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4606 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-06T12:30:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Thomas de Paula Ferreira Torrente.pdf: 386762 bytes, checksum: d988bbd4d50c613fedf9805d89f208a0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-27T17:41:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Thomas de Paula Ferreira Torrente.pdf: 386762 bytes, checksum: d988bbd4d50c613fedf9805d89f208a0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-27T17:41:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Thomas de Paula Ferreira Torrente.pdf: 386762 bytes, checksum: d988bbd4d50c613fedf9805d89f208a0 (MD5) Previous issue date: 2024-04-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A trajetória musical e acadêmica de um aluno cego da graduação em Música na UFMT | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borne, Leonardo da Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4345212477288753 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Borne, Leonardo da Silveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4345212477288753 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo tecer a trajetória formativa, com as principais dificuldades e facilidades encontradas, por um aluno cego desde seu início até a conclusão do curso de Licenciatura em Música da UFMT. O texto discorre sobre a formação acadêmica de pessoas com deficiência visual através de um recorte sobre o percurso trilhado e desafios enfrentados e superados enquanto aluno de um curso de Licenciatura em Música, a partir de uma narrativa autobiográfica. Os dados foram organizados nas categorias: Formação musical inicial, Entrada na Universidade e as primeiras impressões, Oportunidades formativas e de inclusão na UFMT, Dificuldades encontradas (dividida em Currículos e disciplinas, e Acessibilidade e arquitetura), e Pessoas (docentes, discentes, técnicos). A análise destas categorias foi entrelaçada com as experiências de outros músicos com deficiência visual. Concluo que é difícil entrar, permanecer e concluir um curso superior, mas não é impossível. Espero que este trabalho sirva de inspiração a outros alunos com deficiência visual a não desistirem quando aparecerem as dificuldades. É preciso enfrentar os desafios e barreiras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Música - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trajetória | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência visual | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Música - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Thomas de Paula Ferreira Torrente.pdf | 377.7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.