Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Valdeir dos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-28T13:40:38Z-
dc.date.available2023-05-31-
dc.date.available2025-05-28T13:40:38Z-
dc.date.issued2023-05-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Valdeir dos Santos. Movimento estudantil e a trajetória da agroecologia no curso de Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop, O. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4619-
dc.description.abstractThis case study addresses the nuances between the performance of the Agronomy Student Movement at the Federal University of Mato Grosso (UFMT), Câmpus Sinop, performed by the Federation of Agronomy Students of Brazil (FEAB) and its relationship with the trajectory of Agroecology in the Agronomy Course at UFMT – Sinop. It also intends to analyze the insertion of the theme of Agroecology in the Political Pedagogical Project of Course (PPC), and to provoke the debate on the professional formation in accordance with the Curriculum Guidelines in dialogue with authors who debate the theme. Methodologically, the experiences of FEAB Sinop were systematized and the PPC was critically analyzed from a qualitative approach. The work is based on exploratory and descriptive research, with documentary and bibliographical research, as well as participant observation. In view of this, the contributions of FEAB Sinop as a precursor of the agroecological movement at UFMT - Sinop were observed, the absence of Agroecology in the curriculum of the Agronomy Course was also identified. Finally, it is possible to visualize important glimpses for the construction of agroecological knowledge on the Campus, from new actors who mobilize, carrying the history of this movement in the University.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2024-10-23T22:02:07Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_VALDEIR DOS SANTOS SOUZA.pdf: 1806450 bytes, checksum: f6a340b2f3c1ba584a51d14565e52a99 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T13:40:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_VALDEIR DOS SANTOS SOUZA.pdf: 1806450 bytes, checksum: f6a340b2f3c1ba584a51d14565e52a99 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T13:40:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_VALDEIR DOS SANTOS SOUZA.pdf: 1806450 bytes, checksum: f6a340b2f3c1ba584a51d14565e52a99 (MD5) Previous issue date: 2023-05-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMovimento estudantil e a trajetória da agroecologia no curso de Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop, Opt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Felipe, Rafaella Teles Arantes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0830174756113246pt_BR
dc.contributor.referee1Felipe, Rafaella Teles Arantes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0830174756113246pt_BR
dc.contributor.referee2Nobre, Henderson Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0039137780834982pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Francileia Paula de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7148069576969522pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8987624725233534pt_BR
dc.description.resumoEste estudo de caso, aborda as nuances entre a atuação do Movimento Estudantil da Agronomia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Sinop, protagonizado pela Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB) e a sua relação com a trajetória da Agroecologia no Curso de Agronomia da UFMT – Sinop. Tem o intuito também de analisar a inserção da temática da Agroecologia no Projeto Político Pedagógico de Curso (PPC), e provocar o debate sobre a formação profissional de acordo com as Diretrizes Curriculares em diálogo com autores que debatem o tema. Metodologicamente, fez-se a sistematização das vivências da FEAB Sinop e análise crítica do PPC a partir de uma abordagem qualitativa, o trabalho se baseia em pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com pesquisa documental e bibliográfica, assim como a observação participante. À vista disso, observou-se as contribuições da FEAB Sinop como precursora do movimento agroecológico na UFMT – Sinop, também se identificou a ausência da Agroecologia no currículo do Curso de Agronomia. Por fim, é possível visualizar vislumbres importantes para a construção do conhecimento agroecológico no Câmpus, a partir de novos atores que se mobilizam, carregando a história desse movimento no Universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biociências (IB)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programAgronomia - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
dc.subject.keywordCurrículopt_BR
dc.subject.keywordUniversidadept_BR
dc.subject.keywordFormação Profissionalpt_BR
dc.subject.keyword2Curriculumpt_BR
dc.subject.keyword2Universitypt_BR
dc.subject.keyword2Professional Trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Agronomia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_VALDEIR DOS SANTOS SOUZA.pdf1.76 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.