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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Movimento estudantil e a trajetória da agroecologia no curso de Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop, O
Autor(es): Souza, Valdeir dos Santos
Orientador(a): Felipe, Rafaella Teles Arantes
Membro da Banca: Felipe, Rafaella Teles Arantes
Membro da Banca: Nobre, Henderson Gonçalves
Membro da Banca: Castro, Francileia Paula de
Resumo : Este estudo de caso, aborda as nuances entre a atuação do Movimento Estudantil da Agronomia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Sinop, protagonizado pela Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB) e a sua relação com a trajetória da Agroecologia no Curso de Agronomia da UFMT – Sinop. Tem o intuito também de analisar a inserção da temática da Agroecologia no Projeto Político Pedagógico de Curso (PPC), e provocar o debate sobre a formação profissional de acordo com as Diretrizes Curriculares em diálogo com autores que debatem o tema. Metodologicamente, fez-se a sistematização das vivências da FEAB Sinop e análise crítica do PPC a partir de uma abordagem qualitativa, o trabalho se baseia em pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com pesquisa documental e bibliográfica, assim como a observação participante. À vista disso, observou-se as contribuições da FEAB Sinop como precursora do movimento agroecológico na UFMT – Sinop, também se identificou a ausência da Agroecologia no currículo do Curso de Agronomia. Por fim, é possível visualizar vislumbres importantes para a construção do conhecimento agroecológico no Câmpus, a partir de novos atores que se mobilizam, carregando a história desse movimento no Universidade.
Resumo em lingua estrangeira: This case study addresses the nuances between the performance of the Agronomy Student Movement at the Federal University of Mato Grosso (UFMT), Câmpus Sinop, performed by the Federation of Agronomy Students of Brazil (FEAB) and its relationship with the trajectory of Agroecology in the Agronomy Course at UFMT – Sinop. It also intends to analyze the insertion of the theme of Agroecology in the Political Pedagogical Project of Course (PPC), and to provoke the debate on the professional formation in accordance with the Curriculum Guidelines in dialogue with authors who debate the theme. Methodologically, the experiences of FEAB Sinop were systematized and the PPC was critically analyzed from a qualitative approach. The work is based on exploratory and descriptive research, with documentary and bibliographical research, as well as participant observation. In view of this, the contributions of FEAB Sinop as a precursor of the agroecological movement at UFMT - Sinop were observed, the absence of Agroecology in the curriculum of the Agronomy Course was also identified. Finally, it is possible to visualize important glimpses for the construction of agroecological knowledge on the Campus, from new actors who mobilize, carrying the history of this movement in the University.
Palavra-chave: Currículo
Universidade
Formação Profissional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Curriculum
University
Professional Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Curso: Agronomia - CUS
Referência: SOUZA, Valdeir dos Santos. Movimento estudantil e a trajetória da agroecologia no curso de Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop, O. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4619
Data defesa documento: 19-Mai-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Agronomia - Sinop

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