Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Lucas Nóbrega Policarpo-
dc.date.accessioned2025-05-28T20:56:36Z-
dc.date.available2025-05-26-
dc.date.available2025-05-28T20:56:36Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.citationANDRADE, Lucas Nóbrega Policarpo. Soluções integradas de atendimento: aplicação de ferramentas open source no suporte aos alunos da UFMT. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4640-
dc.description.abstractEffective communication and quick access to information are recurring challenges in the university environment, especially in distance education courses, such as the Bachelor of Science and Technology at UFMT – Campus Várzea Grande. This work presents the development of a centralized and automated customer service system, focusing on the use of open source tools such as Chatwoot, n8n, Typebot and Evolution API. The system uses the WhatsApp application as a platform for a chatbot capable of answering frequently asked questions and, when necessary, automatically transferring conversations to professors. The methodology included the use of Typebot to create a chatbot with customizable flows, Chatwoot to centralize interactions, n8n to manage automated workflows and the Evolution API to connect these tools. Tests carried out over two months showed significant results: 75% of users rated the automated service with a score equal to or higher than 8, and 88.9% had their queries resolved successfully. This solution reduces teacher overload, improves student experience, and promotes more efficient communication. In addition to being easy to implement and low cost, the system shown is adaptable to different platforms, making it an advanced tool for educational environments.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-05-28T20:55:51Z No. of bitstreams: 1 TCC_Lucas Nobrega Policarpo Andrade.pdf: 2008663 bytes, checksum: f9dfdd6404dcf335efea3ea7cb591f1f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-05-28T20:56:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Lucas Nobrega Policarpo Andrade.pdf: 2008663 bytes, checksum: f9dfdd6404dcf335efea3ea7cb591f1f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T20:56:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Lucas Nobrega Policarpo Andrade.pdf: 2008663 bytes, checksum: f9dfdd6404dcf335efea3ea7cb591f1f (MD5) Previous issue date: 2025-03-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSoluções integradas de atendimento: aplicação de ferramentas open source no suporte aos alunos da UFMTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guarienti, Gracyeli Santos Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0747970997222751pt_BR
dc.contributor.referee1Guarienti, Gracyeli Santos Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0747970997222751pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Raoni Florentino da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079017129840047pt_BR
dc.contributor.referee3Bezerra, Diogo Henrique Duarte-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7941421723739379pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6362322202947839pt_BR
dc.description.resumoA comunicação eficaz e o acesso rápido à informação são desafios recorrentes no ambiente universitário, especialmente em cursos na modalidade a distância, como o Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFMT – Campus Várzea Grande. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de atendimento centralizado e automatizado, com foco na utilização de ferramentas open source como Chatwoot, n8n, Typebot e Evolution API. O sistema utiliza o aplicativo WhatsApp como plataforma para um chatbot capaz de responder perguntas frequentes e, quando necessário, transferir conversas automaticamente para professores. A metodologia incluiu o uso do Typebot para a criação de um chatbot com fluxos personalizáveis, o Chatwoot para centralizar as interações, o n8n para gerenciar workflows automatizados e o Evolution API para a conexão dessas ferramentas. Testes realizados durante dois meses demonstraram resultados significativos: 75% dos usuários avaliaram o atendimento automatizado com nota igual ou superior a 8, e 88,9% tiveram suas dúvidas resolvidas com sucesso. Essa solução reduz a sobrecarga dos professores, melhora a experiência dos alunos e promove uma comunicação mais eficiente. Além de ser de fácil implementação e baixo custo, o sistema mostrou-se adaptável a diferentes plataformas, tornando-se uma ferramenta valiosa para ambientes educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computação - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keywordChatbotpt_BR
dc.subject.keywordAutomaçãopt_BR
dc.subject.keywordBot de respostas automáticaspt_BR
dc.subject.keywordCentralização de atendimentopt_BR
dc.subject.keyword2Chatbotpt_BR
dc.subject.keyword2Automationpt_BR
dc.subject.keyword2Automatic response botpt_BR
dc.subject.keyword2Service centralizationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Computação - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Lucas Nobrega Policarpo Andrade.pdf1.96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.