Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4640
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Soluções integradas de atendimento: aplicação de ferramentas open source no suporte aos alunos da UFMT
Autor(es): Andrade, Lucas Nóbrega Policarpo
Orientador(a): Guarienti, Gracyeli Santos Souza
Membro da Banca: Guarienti, Gracyeli Santos Souza
Membro da Banca: Teixeira, Raoni Florentino da Silva
Membro da Banca: Bezerra, Diogo Henrique Duarte
Resumo : A comunicação eficaz e o acesso rápido à informação são desafios recorrentes no ambiente universitário, especialmente em cursos na modalidade a distância, como o Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFMT – Campus Várzea Grande. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de atendimento centralizado e automatizado, com foco na utilização de ferramentas open source como Chatwoot, n8n, Typebot e Evolution API. O sistema utiliza o aplicativo WhatsApp como plataforma para um chatbot capaz de responder perguntas frequentes e, quando necessário, transferir conversas automaticamente para professores. A metodologia incluiu o uso do Typebot para a criação de um chatbot com fluxos personalizáveis, o Chatwoot para centralizar as interações, o n8n para gerenciar workflows automatizados e o Evolution API para a conexão dessas ferramentas. Testes realizados durante dois meses demonstraram resultados significativos: 75% dos usuários avaliaram o atendimento automatizado com nota igual ou superior a 8, e 88,9% tiveram suas dúvidas resolvidas com sucesso. Essa solução reduz a sobrecarga dos professores, melhora a experiência dos alunos e promove uma comunicação mais eficiente. Além de ser de fácil implementação e baixo custo, o sistema mostrou-se adaptável a diferentes plataformas, tornando-se uma ferramenta valiosa para ambientes educacionais.
Resumo em lingua estrangeira: Effective communication and quick access to information are recurring challenges in the university environment, especially in distance education courses, such as the Bachelor of Science and Technology at UFMT – Campus Várzea Grande. This work presents the development of a centralized and automated customer service system, focusing on the use of open source tools such as Chatwoot, n8n, Typebot and Evolution API. The system uses the WhatsApp application as a platform for a chatbot capable of answering frequently asked questions and, when necessary, automatically transferring conversations to professors. The methodology included the use of Typebot to create a chatbot with customizable flows, Chatwoot to centralize interactions, n8n to manage automated workflows and the Evolution API to connect these tools. Tests carried out over two months showed significant results: 75% of users rated the automated service with a score equal to or higher than 8, and 88.9% had their queries resolved successfully. This solution reduces teacher overload, improves student experience, and promotes more efficient communication. In addition to being easy to implement and low cost, the system shown is adaptable to different platforms, making it an advanced tool for educational environments.
Palavra-chave: Chatbot
Automação
Bot de respostas automáticas
Centralização de atendimento
Palavra-chave em lingua estrangeira: Chatbot
Automation
Automatic response bot
Service centralization
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Programa: Engenharia de Computação - CUVG
Referência: ANDRADE, Lucas Nóbrega Policarpo. Soluções integradas de atendimento: aplicação de ferramentas open source no suporte aos alunos da UFMT. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4640
Data defesa documento: 7-Mar-2025
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Computação - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Lucas Nobrega Policarpo Andrade.pdf1.96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.