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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSauer, Thiago-
dc.date.accessioned2025-05-28T22:37:06Z-
dc.date.available2022-07-14-
dc.date.available2025-05-28T22:37:06Z-
dc.date.issued2022-07-08-
dc.identifier.citationSAUER, Thiago. proposta de atividade didática interativa para o ensino de porcentagem por meio da plataforma digital Wordwall, Uma. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4643-
dc.description.abstractThis work aims to present a proposal for an interactive activity for teaching percentage, using a digital platform called Wordwall. Due to the intense use of technologies in today's society and especially by students from the most diverse school grades, we sought to create something aimed at reducing the learning gaps caused by the COVID-19 pandemic, becoming a complementary teaching material. The methodology used to present this activity was based on the analysis of a textbook, taking into account this analysis, a game about percentage was developed for the 7th grade of elementary school, characterizing itself as a training game. Among the skills that can be developed with this game, logical reasoning and mental calculation stand out, in addition to favoring concentration. It is worth emphasizing the importance of using technologies as a teaching and learning resource, aiming not only for students to have fun, but also for learning in a playful and attractive way. The development of games on this type of platform can be characterized as a pedagogical resource for teachers to use in the classroom, in order to assist in working with learning gaps.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-08-26T18:51:40Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_ThiagoSauer.pdf: 1597197 bytes, checksum: aa5e734376379114c936f17488eb2e51 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2024-07-11T17:13:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_ThiagoSauer.pdf: 1597197 bytes, checksum: aa5e734376379114c936f17488eb2e51 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T22:37:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_ThiagoSauer.pdf: 1597197 bytes, checksum: aa5e734376379114c936f17488eb2e51 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T22:37:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_ThiagoSauer.pdf: 1597197 bytes, checksum: aa5e734376379114c936f17488eb2e51 (MD5) Previous issue date: 2022-07-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleproposta de atividade didática interativa para o ensino de porcentagem por meio da plataforma digital Wordwall, Umapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714924410732736pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714924410732736pt_BR
dc.contributor.referee2Trevisan, Eberson Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3701989564065584pt_BR
dc.contributor.referee3Laier, Simone Simionato dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8804958200762621pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1687401535829911pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de atividade interativa para o ensino de porcentagem, utilizando uma plataforma digital denominada Wordwall. Devido ao uso intenso de tecnologias na atual sociedade e principalmente por parte de alunos das mais diversas séries escolares, buscou-se criar algo visando a diminuição das defasagens de aprendizado ocasionadas devido a pandemia de COVID-19, se tornando um material didático complementar. A metodologia utilizada para apresentação desta atividade aconteceu a partir da análise de um livro didático, tomando em conta esta análise, foi desenvolvido um jogo sobre porcentagem para o 7° Ano do ensino fundamental, se caracterizando como um jogo de treinamento. Dentre as habilidades que podem ser desenvolvidas com esse jogo destaca-se o raciocínio lógico e o cálculo mental, além de favorecer a concentração. Cabe ressaltar a importância do uso de tecnologias como recurso de ensino e aprendizagem, visando não somente a diversão por parte dos alunos, mas também o aprendizado de forma lúdica e atrativa. O desenvolvimento de jogos neste tipo de plataforma pode se caracterizar como um recurso pedagógico para professores utilizarem em sala de aula, de forma a auxiliar no trabalho com defasagens de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subject.keywordTecnologias na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMateriais didáticos complementarespt_BR
dc.subject.keywordJogo pedagógicopt_BR
dc.subject.keyword2Teaching Mathematicspt_BR
dc.subject.keyword2Technologies in educationpt_BR
dc.subject.keyword2Complementary teaching materialspt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical gamept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

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