Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4643
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | proposta de atividade didática interativa para o ensino de porcentagem por meio da plataforma digital Wordwall, Uma |
Autor(es): | Sauer, Thiago |
Orientador(a): | Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues |
Membro da Banca: | Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues |
Membro da Banca: | Trevisan, Eberson Paulo |
Membro da Banca: | Laier, Simone Simionato dos Santos |
Resumo : | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de atividade interativa para o ensino de porcentagem, utilizando uma plataforma digital denominada Wordwall. Devido ao uso intenso de tecnologias na atual sociedade e principalmente por parte de alunos das mais diversas séries escolares, buscou-se criar algo visando a diminuição das defasagens de aprendizado ocasionadas devido a pandemia de COVID-19, se tornando um material didático complementar. A metodologia utilizada para apresentação desta atividade aconteceu a partir da análise de um livro didático, tomando em conta esta análise, foi desenvolvido um jogo sobre porcentagem para o 7° Ano do ensino fundamental, se caracterizando como um jogo de treinamento. Dentre as habilidades que podem ser desenvolvidas com esse jogo destaca-se o raciocínio lógico e o cálculo mental, além de favorecer a concentração. Cabe ressaltar a importância do uso de tecnologias como recurso de ensino e aprendizagem, visando não somente a diversão por parte dos alunos, mas também o aprendizado de forma lúdica e atrativa. O desenvolvimento de jogos neste tipo de plataforma pode se caracterizar como um recurso pedagógico para professores utilizarem em sala de aula, de forma a auxiliar no trabalho com defasagens de aprendizagem. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work aims to present a proposal for an interactive activity for teaching percentage, using a digital platform called Wordwall. Due to the intense use of technologies in today's society and especially by students from the most diverse school grades, we sought to create something aimed at reducing the learning gaps caused by the COVID-19 pandemic, becoming a complementary teaching material. The methodology used to present this activity was based on the analysis of a textbook, taking into account this analysis, a game about percentage was developed for the 7th grade of elementary school, characterizing itself as a training game. Among the skills that can be developed with this game, logical reasoning and mental calculation stand out, in addition to favoring concentration. It is worth emphasizing the importance of using technologies as a teaching and learning resource, aiming not only for students to have fun, but also for learning in a playful and attractive way. The development of games on this type of platform can be characterized as a pedagogical resource for teachers to use in the classroom, in order to assist in working with learning gaps. |
Palavra-chave: | Ensino de Matemática Tecnologias na educação Materiais didáticos complementares Jogo pedagógico |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching Mathematics Technologies in education Complementary teaching materials Pedagogical game |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Curso: | Matemática - CUS |
Referência: | SAUER, Thiago. proposta de atividade didática interativa para o ensino de porcentagem por meio da plataforma digital Wordwall, Uma. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4643 |
Data defesa documento: | 8-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_ThiagoSauer.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.