Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4645
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Sistema Braille e o Soroban no ensino de Matemática : um estudo com as operações fundamentais |
Autor(es): | Silva, Everton Rodrigues da |
Orientador(a): | Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues |
Membro da Banca: | Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues |
Membro da Banca: | Barbosa, Edson Pereira |
Membro da Banca: | Maiolini, Sergio Pereira |
Resumo : | Esse estudo busca contemplar a inserção do aluno com deficiência visual nas aulas de Matemática e tem como missão apresentar uma Sequência Didática destinada ao ensino das Operações Fundamentais da Matemática no Ensino Fundamental e, com isso, procura propor estratégias diferenciadas de ensino por meio de uma Sequência Didática que possibilite a inclusão desse público. Nesse contexto, foi empregado uma sequência que dispôs do uso do Soroban e do Sistema Braille como recursos de aprendizado para possibilitar o ensino das operações através de uma intervenção pedagógica que pudesse contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos relacionados às Operações Fundamentais da Matemática. E nesse sentido, essa pesquisa desenvolveu uma assistência capaz de trabalhar os números naturais um pouco maiores, assim, introduzindo os conhecimentos básicos da Matemática. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study addresses the inclusion of students with visual impairment in Mathematics classes and has as mission to present a Didactic Sequence destined to the teaching of the Fundamental Operations of Mathematics in elementar school and, with this, seeks to propose differentiated school strategies of teaching through a didactic sequence that allows the inclusion of this public. In this context, a sequence was used that provided the use of the Soroban and the Braille System as learning resources to enable the teaching of the operations through a pedagogical intervention that could contribute to the development of the knowledge related to the Fundamental Operations of Mathematics. And in this sense, this research developed an assistance capable of working the somewhat larger natural numbers, thus introducing the basic knowledge of Mathematics. |
Palavra-chave: | Deficiência Visual Inclusão Soroban Sistema Braille OpOerações Fundamentais da Matemática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Visual Impairment Inclusion Soroban Braille System Fundamental Operations of Mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Matemática - CUS |
Referência: | SILVA, Everton Rodrigues da. O Sistema Braille e o Soroban no ensino de Matemática: um estudo com as operações fundamentais. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4645 |
Data defesa documento: | 10-Feb-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2016_EVERTON RODRIGUES DA SILVA.pdf | 934.85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.