Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Rosivaldo da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-28T22:50:19Z-
dc.date.available2017-07-04-
dc.date.available2025-05-28T22:50:19Z-
dc.date.issued2017-07-11-
dc.identifier.citationFERREIRA, Rosivaldo da Silva. O uso do Jogo Valdo em sala de aula: criação e aplicação. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4648-
dc.description.abstractThe present work has as proposal of a game, called Game Valdo, elaborated to be used on Mathematics and Science disciplines. The game was applied in the two schools on Sinop city, in the years 2014, 2016 and 2017 on different grades. The use of this game has positive results for the teacher's point of view, and its development is related to revision of bibliographic contents and discussions of contents between teacher and students, besides narrowing the teacher-student relationship, often distant, especially when Teacher teaches Mathematics. This game was applied in a way that could show to the trainee teacher that its use in the classroom can be a methodological strategy, besides a tool in use in the classroom. Along with the computer and other resources that create and contribute to the learning of students that are always the ultimate goal of the teacher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-22T17:03:57Z No. of bitstreams: 1 TCC_2017_ROSIVALDO DA SILVA FERREIRA.pdf: 1521407 bytes, checksum: 5f06ca27c59bf522bda5ae06f13ece32 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T22:50:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_ROSIVALDO DA SILVA FERREIRA.pdf: 1521407 bytes, checksum: 5f06ca27c59bf522bda5ae06f13ece32 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T22:50:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_ROSIVALDO DA SILVA FERREIRA.pdf: 1521407 bytes, checksum: 5f06ca27c59bf522bda5ae06f13ece32 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T22:50:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2017_ROSIVALDO DA SILVA FERREIRA.pdf: 1521407 bytes, checksum: 5f06ca27c59bf522bda5ae06f13ece32 (MD5) Previous issue date: 2017-07-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleuso do Jogo Valdo em sala de aula : criação e aplicação, Opt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Elizabeth Quirino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4804734155117578pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Elizabeth Quirino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4804734155117578pt_BR
dc.contributor.referee2Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714924410732736pt_BR
dc.contributor.referee3Laier, Simone Simionato dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8804958200762621pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1163261904593677pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de um jogo, chamado Jogo Valdo, elaborado para ser usado em sala de aula na disciplina de Matemática e Ciências. O jogo foi aplicado em duas escolas estaduais da cidade de Sinop, nos anos de 2014, 2016 e 2017 em diferentes séries. O uso desse jogo tem resultados positivos pelo ponto de vista do professor estagiário, e seu desenvolvimento está relacionado à revisão de conteúdo bibliográficos e discussões de conteúdos entre professor e alunos, além de estreitar a relação professor/aluno, muitas vezes distante, principalmente quando o professor leciona Matemática. Esse jogo foi aplicado de modo que pudesse mostrar ao professor estagiário que o seu uso em sala de aula pode ser uma estratégia metodológica, além de uma ferramenta a ser usada em sala de aula. Junto com o computador e outros recursos que possa incrementar e contribuir para a aprendizagem dos alunos que é sempre o objetivo final do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordJogo educativopt_BR
dc.subject.keywordEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordExperiência em salapt_BR
dc.subject.keyword2Educational gamept_BR
dc.subject.keyword2Teaching-Learningpt_BR
dc.subject.keyword2Experience in classroompt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2017_ROSIVALDO DA SILVA FERREIRA.pdf1.49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.