Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4648
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | uso do Jogo Valdo em sala de aula : criação e aplicação, O |
Autor(es): | Ferreira, Rosivaldo da Silva |
Orientador(a): | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Membro da Banca: | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Membro da Banca: | Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues |
Membro da Banca: | Laier, Simone Simionato dos Santos |
Resumo : | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de um jogo, chamado Jogo Valdo, elaborado para ser usado em sala de aula na disciplina de Matemática e Ciências. O jogo foi aplicado em duas escolas estaduais da cidade de Sinop, nos anos de 2014, 2016 e 2017 em diferentes séries. O uso desse jogo tem resultados positivos pelo ponto de vista do professor estagiário, e seu desenvolvimento está relacionado à revisão de conteúdo bibliográficos e discussões de conteúdos entre professor e alunos, além de estreitar a relação professor/aluno, muitas vezes distante, principalmente quando o professor leciona Matemática. Esse jogo foi aplicado de modo que pudesse mostrar ao professor estagiário que o seu uso em sala de aula pode ser uma estratégia metodológica, além de uma ferramenta a ser usada em sala de aula. Junto com o computador e outros recursos que possa incrementar e contribuir para a aprendizagem dos alunos que é sempre o objetivo final do professor. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work has as proposal of a game, called Game Valdo, elaborated to be used on Mathematics and Science disciplines. The game was applied in the two schools on Sinop city, in the years 2014, 2016 and 2017 on different grades. The use of this game has positive results for the teacher's point of view, and its development is related to revision of bibliographic contents and discussions of contents between teacher and students, besides narrowing the teacher-student relationship, often distant, especially when Teacher teaches Mathematics. This game was applied in a way that could show to the trainee teacher that its use in the classroom can be a methodological strategy, besides a tool in use in the classroom. Along with the computer and other resources that create and contribute to the learning of students that are always the ultimate goal of the teacher. |
Palavra-chave: | Jogo educativo Ensino e Aprendizagem Experiência em sala |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Educational game Teaching-Learning Experience in classroom |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Curso: | Química - CUS |
Referência: | FERREIRA, Rosivaldo da Silva. O uso do Jogo Valdo em sala de aula: criação e aplicação. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4648 |
Data defesa documento: | 11-Jul-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2017_ROSIVALDO DA SILVA FERREIRA.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.