Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSulzbach, Daisy Cristina-
dc.date.accessioned2025-05-28T22:53:59Z-
dc.date.available2017-12-11-
dc.date.available2025-05-28T22:53:59Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.citationSULZBACH, Daisy Cristina. Utilização de padrões no ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas, A. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4650-
dc.description.abstractIn the present study we discuss the use of Algebra Patterns through the problem solving methodology, where we analyze the strategies used by the 8th grade elementary students for the generalization of patterns. We began the discussion by performing a historical survey of the development of Algebra, the study of mathematical patterns and the use of problem solving as teaching methodology. In order to carry out this work, we used a qualitative research and a case study in which four activities were applied with the purpose of analyzing some of the students' difficulties regarding generalization, as well as the development of algebraic thinking in the class. The result of the class was very positive, indicating that problem solving is a method that can facilitate the learning of mathematical contents, but present in several specific aspects that this understanding of algebraic concepts is still weak, suggesting that we have a long way to take development of algebraic thought.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-22T17:59:17Z No. of bitstreams: 1 TCC_2017_DAISY CRISTINA SULZBACH.pdf: 1915597 bytes, checksum: 6d6f9963413454f3d2ae085f0a01fc3c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T22:52:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_DAISY CRISTINA SULZBACH.pdf: 1915597 bytes, checksum: 6d6f9963413454f3d2ae085f0a01fc3c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T22:53:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_DAISY CRISTINA SULZBACH.pdf: 1915597 bytes, checksum: 6d6f9963413454f3d2ae085f0a01fc3c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T22:53:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2017_DAISY CRISTINA SULZBACH.pdf: 1915597 bytes, checksum: 6d6f9963413454f3d2ae085f0a01fc3c (MD5) Previous issue date: 2017-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleutilização de padrões no ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas, Apt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Elizabeth Quirino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4804734155117578pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Elizabeth Quirino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4804734155117578pt_BR
dc.contributor.referee2Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714924410732736pt_BR
dc.contributor.referee3Fagundes, Fábio Nascimento-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5871066552314144pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5771127149187013pt_BR
dc.description.resumoNo presente estudo discutimos sobre a utilização de Padrões no ensino da Álgebra através da metodologia de resolução de problemas, onde analisamos as estratégias utilizadas pelos alunos de 8° ano do Ensino Fundamental para a generalização de padrões. Iniciamos a discussão realizando um levantamento histórico do desenvolvimento da Álgebra, o estudo de padrões na matemática e a utilização da resolução de problemas como metodologia de ensino. Para a realização desse trabalho foi usada uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso no qual foram aplicadas quatro atividades com o propósito de analisar algumas das dificuldades dos alunos no que se refere à generalização, bem como o desenvolvimento do pensamento algébrico na turma. O resultado da turma foi bastante positivo, indicando que a resolução de problemas é um método que pode facilitar na aprendizagem de conteúdos matemáticos, porém apresentam em diversos aspectos específicos que essa compreensão de conceitos algébricos ainda está debilitada, sugerindo que temos um longo caminho tendo em vista o desenvolvimento do pensamento algébrico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordÁlgebrapt_BR
dc.subject.keywordPensamento algébricopt_BR
dc.subject.keywordGeneralização de padrõespt_BR
dc.subject.keywordResolução de problemaspt_BR
dc.subject.keyword2Algebrapt_BR
dc.subject.keyword2Algebraic thoughtpt_BR
dc.subject.keyword2Pattern generalizationpt_BR
dc.subject.keyword2Problem solvingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2017_DAISY CRISTINA SULZBACH.pdf1.87 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.