Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4650
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | utilização de padrões no ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas, A |
Autor(es): | Sulzbach, Daisy Cristina |
Orientador(a): | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Membro da Banca: | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Membro da Banca: | Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues |
Membro da Banca: | Fagundes, Fábio Nascimento |
Resumo : | No presente estudo discutimos sobre a utilização de Padrões no ensino da Álgebra através da metodologia de resolução de problemas, onde analisamos as estratégias utilizadas pelos alunos de 8° ano do Ensino Fundamental para a generalização de padrões. Iniciamos a discussão realizando um levantamento histórico do desenvolvimento da Álgebra, o estudo de padrões na matemática e a utilização da resolução de problemas como metodologia de ensino. Para a realização desse trabalho foi usada uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso no qual foram aplicadas quatro atividades com o propósito de analisar algumas das dificuldades dos alunos no que se refere à generalização, bem como o desenvolvimento do pensamento algébrico na turma. O resultado da turma foi bastante positivo, indicando que a resolução de problemas é um método que pode facilitar na aprendizagem de conteúdos matemáticos, porém apresentam em diversos aspectos específicos que essa compreensão de conceitos algébricos ainda está debilitada, sugerindo que temos um longo caminho tendo em vista o desenvolvimento do pensamento algébrico. |
Resumo em lingua estrangeira: | In the present study we discuss the use of Algebra Patterns through the problem solving methodology, where we analyze the strategies used by the 8th grade elementary students for the generalization of patterns. We began the discussion by performing a historical survey of the development of Algebra, the study of mathematical patterns and the use of problem solving as teaching methodology. In order to carry out this work, we used a qualitative research and a case study in which four activities were applied with the purpose of analyzing some of the students' difficulties regarding generalization, as well as the development of algebraic thinking in the class. The result of the class was very positive, indicating that problem solving is a method that can facilitate the learning of mathematical contents, but present in several specific aspects that this understanding of algebraic concepts is still weak, suggesting that we have a long way to take development of algebraic thought. |
Palavra-chave: | Álgebra Pensamento algébrico Generalização de padrões Resolução de problemas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Algebra Algebraic thought Pattern generalization Problem solving |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Matemática - CUS |
Referência: | SULZBACH, Daisy Cristina. Utilização de padrões no ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas, A. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4650 |
Data defesa documento: | 11-Dec-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2017_DAISY CRISTINA SULZBACH.pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.