Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4651
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Valdemar | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-28T22:55:19Z | - |
dc.date.available | 2016-04-14 | - |
dc.date.available | 2025-05-28T22:55:19Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-08 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Valdemar. Modelagem Matemática e Cartografia Temática: uma proposta de atividade interdisciplinar. 2015. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4651 | - |
dc.description.abstract | This work is the story of the production of an interdisciplinary teaching material involving mathematical modeling and thematic cartography. Initially it was produced a review of the literature about the connection between mathematics and cartography. Afterwards we made a support material, chose the theme, we prepared two proposals for interdisciplinary activities addressing the topic violence. In these activities are proposed activities in which students will develop mathematical and cartographic skills to build maps. At the end we introduce a brief comment after systematization of activities and indicate the necessity to evaluate this proposal with teachers who teach mathematics and geography in basic education and, later, it will be applied to students of basic education to know the potential and implications of this proposal. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-22T20:51:05Z No. of bitstreams: 1 TCC_2015_VALDEMAR RODRIGUES.pdf: 2248119 bytes, checksum: 35119b89b72a30f85cda780bfc022c75 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T22:55:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2015_VALDEMAR RODRIGUES.pdf: 2248119 bytes, checksum: 35119b89b72a30f85cda780bfc022c75 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T22:55:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2015_VALDEMAR RODRIGUES.pdf: 2248119 bytes, checksum: 35119b89b72a30f85cda780bfc022c75 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-28T22:55:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2015_VALDEMAR RODRIGUES.pdf: 2248119 bytes, checksum: 35119b89b72a30f85cda780bfc022c75 (MD5) Previous issue date: 2016-04-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelagem Matemática e Cartografia Temática : uma proposta de atividade interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Edson Pereira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3184651096945519 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Edson Pereira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3184651096945519 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Malavazi, Mazílio Coronel | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1120128933200790 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Laier, Simone Simionato dos Santos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8804958200762621 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6067460800324701 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é a descrição do percurso para elaboração de um material didático interdisciplinar envolvendo modelagem matemática e cartografia temática. Inicialmente foi realizada uma revisão da literatura acerca da relação entre matemática e cartografia. Em seguida, confeccionamos um material de apoio, escolhemos o tema, elaboramos duas propostas de atividades interdisciplinares abordando o tema violência. Nessas atividades são propostas atividades em que os alunos deverão desenvolver habilidades matemáticas e cartográficas para a construção de mapas. Ao final apresentamos um breve comentário após sistematização das atividades e indicamos a necessidade de avaliar essa proposta junto a professores que ensinam matemática e geografia na educação básica e, posteriormente, que sejam aplicadas a alunos da educação básica para se conhecer o potencial e as implicações dessa proposta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUS - Sinop | pt_BR |
dc.publisher.program | Matemática - CUS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produto Educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material Didático | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino- Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cartography | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mathematics | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Multidisciplinary | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Educational program | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teaching and learning | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2015_VALDEMAR RODRIGUES.pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.