Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Valdemar-
dc.date.accessioned2025-05-28T22:55:19Z-
dc.date.available2016-04-14-
dc.date.available2025-05-28T22:55:19Z-
dc.date.issued2016-04-08-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Valdemar. Modelagem Matemática e Cartografia Temática: uma proposta de atividade interdisciplinar. 2015. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4651-
dc.description.abstractThis work is the story of the production of an interdisciplinary teaching material involving mathematical modeling and thematic cartography. Initially it was produced a review of the literature about the connection between mathematics and cartography. Afterwards we made a support material, chose the theme, we prepared two proposals for interdisciplinary activities addressing the topic violence. In these activities are proposed activities in which students will develop mathematical and cartographic skills to build maps. At the end we introduce a brief comment after systematization of activities and indicate the necessity to evaluate this proposal with teachers who teach mathematics and geography in basic education and, later, it will be applied to students of basic education to know the potential and implications of this proposal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-22T20:51:05Z No. of bitstreams: 1 TCC_2015_VALDEMAR RODRIGUES.pdf: 2248119 bytes, checksum: 35119b89b72a30f85cda780bfc022c75 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T22:55:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2015_VALDEMAR RODRIGUES.pdf: 2248119 bytes, checksum: 35119b89b72a30f85cda780bfc022c75 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T22:55:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2015_VALDEMAR RODRIGUES.pdf: 2248119 bytes, checksum: 35119b89b72a30f85cda780bfc022c75 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T22:55:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2015_VALDEMAR RODRIGUES.pdf: 2248119 bytes, checksum: 35119b89b72a30f85cda780bfc022c75 (MD5) Previous issue date: 2016-04-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelagem Matemática e Cartografia Temática : uma proposta de atividade interdisciplinarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Edson Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Edson Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519pt_BR
dc.contributor.referee2Malavazi, Mazílio Coronel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120128933200790pt_BR
dc.contributor.referee3Laier, Simone Simionato dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8804958200762621pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6067460800324701pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é a descrição do percurso para elaboração de um material didático interdisciplinar envolvendo modelagem matemática e cartografia temática. Inicialmente foi realizada uma revisão da literatura acerca da relação entre matemática e cartografia. Em seguida, confeccionamos um material de apoio, escolhemos o tema, elaboramos duas propostas de atividades interdisciplinares abordando o tema violência. Nessas atividades são propostas atividades em que os alunos deverão desenvolver habilidades matemáticas e cartográficas para a construção de mapas. Ao final apresentamos um breve comentário após sistematização das atividades e indicamos a necessidade de avaliar essa proposta junto a professores que ensinam matemática e geografia na educação básica e, posteriormente, que sejam aplicadas a alunos da educação básica para se conhecer o potencial e as implicações dessa proposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordCartografiapt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.keywordProduto Educacionalpt_BR
dc.subject.keywordMaterial Didáticopt_BR
dc.subject.keywordEnsino- Aprendizagempt_BR
dc.subject.keyword2Cartographypt_BR
dc.subject.keyword2Mathematicspt_BR
dc.subject.keyword2Multidisciplinarypt_BR
dc.subject.keyword2Educational programpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching and learningpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2015_VALDEMAR RODRIGUES.pdf2.2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.