Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4651
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Modelagem Matemática e Cartografia Temática : uma proposta de atividade interdisciplinar |
Autor(es): | Rodrigues, Valdemar |
Orientador(a): | Barbosa, Edson Pereira |
Membro da Banca: | Barbosa, Edson Pereira |
Membro da Banca: | Malavazi, Mazílio Coronel |
Membro da Banca: | Laier, Simone Simionato dos Santos |
Resumo : | Este trabalho é a descrição do percurso para elaboração de um material didático interdisciplinar envolvendo modelagem matemática e cartografia temática. Inicialmente foi realizada uma revisão da literatura acerca da relação entre matemática e cartografia. Em seguida, confeccionamos um material de apoio, escolhemos o tema, elaboramos duas propostas de atividades interdisciplinares abordando o tema violência. Nessas atividades são propostas atividades em que os alunos deverão desenvolver habilidades matemáticas e cartográficas para a construção de mapas. Ao final apresentamos um breve comentário após sistematização das atividades e indicamos a necessidade de avaliar essa proposta junto a professores que ensinam matemática e geografia na educação básica e, posteriormente, que sejam aplicadas a alunos da educação básica para se conhecer o potencial e as implicações dessa proposta. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work is the story of the production of an interdisciplinary teaching material involving mathematical modeling and thematic cartography. Initially it was produced a review of the literature about the connection between mathematics and cartography. Afterwards we made a support material, chose the theme, we prepared two proposals for interdisciplinary activities addressing the topic violence. In these activities are proposed activities in which students will develop mathematical and cartographic skills to build maps. At the end we introduce a brief comment after systematization of activities and indicate the necessity to evaluate this proposal with teachers who teach mathematics and geography in basic education and, later, it will be applied to students of basic education to know the potential and implications of this proposal. |
Palavra-chave: | Cartografia Matemática Produto Educacional Material Didático Ensino- Aprendizagem |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Cartography Mathematics Multidisciplinary Educational program Teaching and learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Curso: | Matemática - CUS |
Referência: | RODRIGUES, Valdemar. Modelagem Matemática e Cartografia Temática: uma proposta de atividade interdisciplinar. 2015. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4651 |
Data defesa documento: | 8-Abr-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2015_VALDEMAR RODRIGUES.pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.