Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Nathalie Fernandes de-
dc.date.accessioned2025-05-28T22:56:12Z-
dc.date.available2023-06-28-
dc.date.available2025-05-28T22:56:12Z-
dc.date.issued2023-05-18-
dc.identifier.citationPAULA, Nathalie Fernandes de. Pensamento Algébrico: análise de um livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental adotado pelo Estado de Mato Grosso em 2022. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4652-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the development of algebraic thinking in the activities of the 3rd bimester of the 7th year of the Mathematics textbook adopted by the state public network of Mato Grosso for the school year of 2022. In this way, it proposes to identify the levels of thinking algebraic according to the studies of Luis Radford. This is configured as a research with a qualitative approach, using Laurence Bardin's content analysis. The guiding question was: How is algebraic thinking approached in the textbook activities of the 3rd bimester of the 7th year, in the state public network of Mato Grosso? As considerations, it was possible to verify that the textbook presents activities, whose resolution encompasses factual, contextual and standard algebraic thinking, but these activities are presented in a disorganized way, which does not favor the development of the process of standard algebraic thinking in the student. The teacher needs to reorganize the activities, according to the stages of development of algebraic thinking.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-07-10T18:52:36Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_NATHALIE FERNANDES DE PAULA.pdf: 1198429 bytes, checksum: 85f0ce01c30027c660fcf0456d996d86 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2024-07-11T17:11:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_NATHALIE FERNANDES DE PAULA.pdf: 1198429 bytes, checksum: 85f0ce01c30027c660fcf0456d996d86 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T22:56:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_NATHALIE FERNANDES DE PAULA.pdf: 1198429 bytes, checksum: 85f0ce01c30027c660fcf0456d996d86 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T22:56:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_NATHALIE FERNANDES DE PAULA.pdf: 1198429 bytes, checksum: 85f0ce01c30027c660fcf0456d996d86 (MD5) Previous issue date: 2023-05-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePensamento Algébrico : análise de um livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental adotado pelo Estado de Mato Grosso em 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Geslane Figueiredo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8713263360849396pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Geslane Figueiredo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8713263360849396pt_BR
dc.contributor.referee2Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714924410732736pt_BR
dc.contributor.referee3Azevedo, Elizabeth Quirino de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4804734155117578pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento algébrico nas atividades do 3º bimestre do 7º ano do livro didático de Matemática adotado pela rede pública estadual de Mato Grosso para o ano letivo de 2022. Dessa forma, se propõe a identificar os níveis do pensamento algébrico de acordo com os estudos de Luis Radford. Essa se configura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo utilizado a análise de conteúdo de Laurence Bardin. A pergunta norteadora foi: De que forma o pensamento algébrico é abordado nas atividades do livro didático do 3º bimestre do 7º ano, na rede pública estadual de Mato Grosso? Como considerações foi possível verificar que o livro didático apresenta atividades, cuja resolução abarcam o pensamento algébrico factual, contextual e padrão, porém essas atividades são apresentadas de forma desorganizada, o que não propicia o desenvolvimento do processo do pensamento algébrico padrão no aluno. É preciso que o professor reorganize as atividades, de acordo com as fases de desenvolvimento do pensamento algébrico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordPensamento Algébricopt_BR
dc.subject.keywordLivro didáticopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordTeoria de Radfordpt_BR
dc.subject.keyword2Algebraic Thinkingpt_BR
dc.subject.keyword2Textbookpt_BR
dc.subject.keyword2Levels of Thoughtpt_BR
dc.subject.keyword2Elementary Schoolpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_NATHALIE FERNANDES DE PAULA.pdf1.17 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.