Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4652
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Pensamento Algébrico : análise de um livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental adotado pelo Estado de Mato Grosso em 2022 |
Autor(es): | Paula, Nathalie Fernandes de |
Orientador(a): | Santana, Geslane Figueiredo da Silva |
Membro da Banca: | Santana, Geslane Figueiredo da Silva |
Membro da Banca: | Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues |
Membro da Banca: | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Resumo : | Essa pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento algébrico nas atividades do 3º bimestre do 7º ano do livro didático de Matemática adotado pela rede pública estadual de Mato Grosso para o ano letivo de 2022. Dessa forma, se propõe a identificar os níveis do pensamento algébrico de acordo com os estudos de Luis Radford. Essa se configura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo utilizado a análise de conteúdo de Laurence Bardin. A pergunta norteadora foi: De que forma o pensamento algébrico é abordado nas atividades do livro didático do 3º bimestre do 7º ano, na rede pública estadual de Mato Grosso? Como considerações foi possível verificar que o livro didático apresenta atividades, cuja resolução abarcam o pensamento algébrico factual, contextual e padrão, porém essas atividades são apresentadas de forma desorganizada, o que não propicia o desenvolvimento do processo do pensamento algébrico padrão no aluno. É preciso que o professor reorganize as atividades, de acordo com as fases de desenvolvimento do pensamento algébrico. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aims to analyze the development of algebraic thinking in the activities of the 3rd bimester of the 7th year of the Mathematics textbook adopted by the state public network of Mato Grosso for the school year of 2022. In this way, it proposes to identify the levels of thinking algebraic according to the studies of Luis Radford. This is configured as a research with a qualitative approach, using Laurence Bardin's content analysis. The guiding question was: How is algebraic thinking approached in the textbook activities of the 3rd bimester of the 7th year, in the state public network of Mato Grosso? As considerations, it was possible to verify that the textbook presents activities, whose resolution encompasses factual, contextual and standard algebraic thinking, but these activities are presented in a disorganized way, which does not favor the development of the process of standard algebraic thinking in the student. The teacher needs to reorganize the activities, according to the stages of development of algebraic thinking. |
Palavra-chave: | Pensamento Algébrico Livro didático Ensino Fundamental Teoria de Radford |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Algebraic Thinking Textbook Levels of Thought Elementary School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Matemática - CUS |
Referência: | PAULA, Nathalie Fernandes de. Pensamento Algébrico: análise de um livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental adotado pelo Estado de Mato Grosso em 2022. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4652 |
Data defesa documento: | 18-May-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_NATHALIE FERNANDES DE PAULA.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.