Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4654
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Considerações sobre Matemática Financeira e Educação Financeira no Exame Nacional do Ensino Médio |
Autor(es): | Leivas, Amanda de Souza Wolf |
Orientador(a): | Laier, Simone Simionato dos Santos |
Membro da Banca: | Laier, Simone Simionato dos Santos |
Membro da Banca: | Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues |
Membro da Banca: | Santana, Geslane Figueiredo da Silva |
Resumo : | Esta pesquisa dedica-se a analisar as abordagens sobre Matemática Financeira e Educação Financeira nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre os anos de 2019 e 2023. O principal objetivo é compreender como as áreas de Matemática Financeira e Educação Financeira contribuem para a formação acadêmica e financeira dos estudantes, promovendo habilidades que auxiliem em decisões econômicas conscientes, e explorando as potencialidades das questões para a formação dos egressos no Ensino Médio. Além disso, busca-se discutir os conceitos de Matemática Financeira e Educação Financeira e identificar as orientações curriculares que abordam esses temas. A metodologia deste trabalho baseou-se em uma pesquisa qualitativa, utilizando a análise de conteúdo para examinar e discutir as questões do ENEM relacionadas ao uso direto ou indireto dos recursos financeiros. A análise das questões, revelou que aproximadamente 28,4% abordam tópicos de Educação Financeira, o que indica a crescente importância dessa temática. Essas questões envolvem temas como consumo consciente, orçamento, planejamento de gastos, entre outros; com ênfase em habilidades matemáticas práticas, como porcentagem, análise de gráficos e operações financeiras. Os resultados indicam que a inserção de temas financeiros no exame se alinha com as competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, reforçando a importância da educação para a cidadania e para a vida prática. Conclui-se que a inclusão da Matemática Financeira e da Educação Financeira no ensino básico pode fortalecer a capacidade crítica e a tomada de decisão dos alunos, preparando-os melhor para enfrentar desafios financeiros e sociais, além de ajudá-los a obter êxito nas questões do ENEM. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research is dedicated to analyzing the approaches on mathematics and Financial Education in the National High School Examination questions(ENEM), between the years 2019 and 2023. The main objective is to understand how the areas of Financial Mathematics and Financial Education contribute to the academic and financial development of students, promoting skills that aid in conscious economic decisions, and exploring the potential of the issues for the training of high school graduates. In addition, it seeks to discuss the concepts of Financial Mathematics and financial education and identify the curricular guidelines that address these topics. The methodology of this work was based on qualitative research, using content analysis to examine and discuss the ENEM issues related to the direct or indirect use of financial resources. The analysis of the questions revealed that approximately 28.4% address financial education topics, which indicates the growing importance of this theme. These questions involve topics such as conscious consumption, budgeting, spending planning, among others; with an emphasis on practical mathematical skills such as percentage, graph analysis and financial operations. The results indicate that the inclusion of financial topics in the exam aligns with the competences established by the common National Curriculum Base, reinforcing the importance of education for citizenship and for practical life. It is concluded that the inclusion of Mathematics and financial education in basic education can strengthen the critical capacity and decision-making of students, better preparing them to face financial and social challenges, in addition to helping them succeed in ENEM issues. |
Palavra-chave: | Análise de Conteúdo Consciência Econômica Consumo Consciente Operações Financeiras Operações Matemáticas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Content analysis Economic Awareness Conscious Consumption Financial Operations Mathematical Operations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Curso: | Matemática - CUS |
Referência: | LEIVAS, Amanda de Souza Wolf. Considerações sobre Matemática Financeira e Educação Financeira no Exame Nacional do Ensino Médio. 2023. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4654 |
Data defesa documento: | 13-Nov-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_AMANDA DE SOUZA WOLF LEIVAS.pdf | 3.54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.