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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estágio Curricular Supervisionado hospitalar e o desenvolvimento da liderança em acadêmicos de Enfermagem.
Autor(es): Freire Lunardi, Glaucia
Orientador(a): Cristina Magnani Primão, Juliana
Membro da Banca: Cristina Magnani Primão, Juliana
Membro da Banca: Cristina Anschau Xavier de Oliveira, Jeane
Membro da Banca: Gabriela Henning, Bruna
Resumo : O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade obrigatória na formação em Enfermagem, garantido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, por meio do qual objetiva-se que o acadêmico coloque em prática durante os dois últimos semestres do curso todo o conhecimento técnico-científico que obteve durante a graduação e assim é um importante momento para a consolidação das habilidades e competências como preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais, entre elas a de liderança. Quando desenvolvido em um setor gerencial, essas vivências podem ser potencializadas. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo foi analisar as vivências durante o Estágio Curricular Supervisionado hospitalar no setor de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar com foco no desenvolvimento de liderança em Enfermagem. Para tanto, o método utilizado foi o relato de experiência sobre as vivências de uma acadêmica do curso de Enfermagem durante o Estágio Curricular Supervisionado no setor de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar em um hospital público de médio porte, localizado na cidade de Sinop-MT, com duração de 29 dias e carga horária de 150 horas. Por se tratar de um relato de experiência foi dispensada a necessidade de apreciação ética por comitê. Foi utilizado como instrumento para coleta de dados um diário de campo com observação participante durante o período de Estágio e a análise dos dados se deu por meio da análise descritiva relatada de acordo com a vivência no Estágio. Os resultados foram organizados em 3 categorias temáticas: 1) A rotina do Estágio Supervisionado hospitalar no setor de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar; 2) Os aprendizados relacionados a liderança em Enfermagem; e 3) As limitações e potencialidades do estágio supervisionado em Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. A partir da observação dos aspectos analisados, concluiu-se que o Estágio Curricular Supervisionado é um momento essencial para o desenvolvimento da liderança em Enfermagem e que seria conveniente que todos os acadêmicos tivessem a oportunidade de vivenciar ao menos um setor gerencial durante o ECS, por meio da divisão dos setores gerenciais e assistenciais.
Resumo em lingua estrangeira: The Supervised Curricular Internship (SCI) is a mandatory activity in Nursing training, guaranteed by the National Curricular Guidelines, through which the objective is for the academic to put into practice during the last two semesters of the course all the technical scientific knowledge he obtained during graduation, and thus it is an important moment for the consolidation of skills and competences as recommended by the National Curriculum Guidelines, among them the leadership. When developed in a management sector, these experiences can be enhanced. In this sense, the general objective of this study was to analyze the experiences during the hospital Supervised Curricular Internship in the Hospital Infection Control Service sector, focusing on the development of leadership in Nursing. Therefore, the methodology used was the experience report about the experiences of an undergraduate nursing student during the Supervised Curricular Internship in the Hospital Infection Control Service sector in a medium-sized public hospital, located in the city of Sinop-MT, with a duration of 29 days and a workload of 150 hours. As this is an experience report, the need for ethical review by a committee was waived. A field diary with participant observation was used as an instrument for data collection during the internship period and the data analysis was carried out through a descriptive analysis, reported according to the experience in the internship. The results were organized into three thematic categories: 1) The routine of the Hospital Supervised Internship in the Hospital Infection Control Service sector; 2) Lessons learned related to leadership in Nursing; and 3) The limitations and potential of the supervised internship in the Hospital Infection Control Service. Based on the observation of the analyzed aspects, it was concluded that the Supervised Curricular Internship is an essential moment for the development of leadership in Nursing and that it would be convenient for all academics to have the opportunity to experience at least one management sector during the SCI, through the division of the management and assistance sectors.
Palavra-chave: Enfermagem
Liderança
Educação em enfermagem
Estágios
Educação superior
Palavra-chave em lingua estrangeira: Nursing
Leadership
Nursing education
Internships
College education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Enfermagem - CUS
Referência: FREIRE LUNARDI, Glaucia. Estágio Curricular Supervisionado hospitalar e o desenvolvimento da liderança em acadêmicos de Enfermagem. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4656
Data defesa documento: 23-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

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