Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Mariana Vidal-
dc.date.accessioned2018-12-06T21:07:28Z-
dc.date.available2018-10-10-
dc.date.available2018-12-06T21:07:28Z-
dc.date.issued2018-10-04-
dc.identifier.citationBARBOSA, Mariana Vidal. Implantação de horta escolar como método de ensino para educação ambiental no ensino fundamental. 2018. 46 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/465-
dc.description.abstractThe environmental education is a right of everyone. At school it is inserted as a transversal theme, that intend to form conscious citizens, who respect and value the environment. This work presents the use of a school garden as a strategy for environmental education, in a primary school in Barra do Garças-MT. The implementation of this garden was done through the project “Mãos na terra", with the development of practical and theoretical classes, with the school community and teaching initiation program (PIBID) subproject biology, as well as an evaluation by students and staff about the efficiency of the project, through a questionnaire and interview. There was a great engagement of the students in the activities, being noticeable the contributions of the project in the sensitization of the students to the care with the environment. The school garden provided a greater contact with nature and made ninety percent of the students reflect on care for the land. It also allowed the teaching of important ecological concepts to create a reflection about the environmental impacts caused by human activity, and also improved the school environment and complemented the lunch that went to serve more vegetables. It was a change noticed by seventy-seven percent of the students. These results show that the use of a school garden and orchard together with practical and theoretical classes is an effective tool to teach Environmental Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2018-12-06T21:07:28Z No. of bitstreams: 1 TCC_2018_Mariana Vidal Barbosa.pdf: 1359615 bytes, checksum: 49af83a4abe4f563ec7994fc265d8c7d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-06T21:07:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2018_Mariana Vidal Barbosa.pdf: 1359615 bytes, checksum: 49af83a4abe4f563ec7994fc265d8c7d (MD5) Previous issue date: 2018-10-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleImplantação de horta escolar como método de ensino para educação ambiental no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pascotto, Márcia Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2598684913331235pt_BR
dc.contributor.referee1Pascotto, Márcia Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2598684913331235pt_BR
dc.contributor.referee2Santos , Geane Brizzola dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5503889098357145pt_BR
dc.contributor.referee3Morais, Juliele Gomes Cardoso de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2796658853395039pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8667124179858325pt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental é um direito de todos, na escola está inserida como tema transversal, que busca formar cidadãos conscientes que respeitem e valorizem o meio ambiente. Este trabalho apresenta a utilização de uma horta escolar como estratégia de ensino para educação ambiental, no ensino fundamental de uma escola da rede Estadual de Barra do Garças- MT. A implantação da horta realizada através do projeto “Mãos na terra”, havendo o desenvolvimento de aulas práticas e teóricas, em conjunto entre comunidade escolar e o programa de iniciação à docência (PIBID) subprojeto biologia, bem como uma avaliação pelos estudantes e funcionários sobre a eficiência do projeto, por meio de questionário e entrevista. Houve grande envolvimento dos estudantes nas atividades, sendo visíveis as contribuições do projeto na sensibilização dos estudantes ao cuidado com o meio ambiente. A horta escolar proporcionou um maior contato com a natureza, fazendo com que noventa por cento dos estudantes refletissem sobre o cuidado com a terra. Possibilitou também o ensino de conceitos ecológicos importantes para gerar uma reflexão sobre os impactos ambientais causados pela atividade humana, além de melhorar o ambiente escolar e complementar a merenda que passou a servir mais legumes e verduras, mudança notada por setenta e sete por cento dos estudantes. Resultados que mostram que o uso de uma horta escolar em conjunto com aulas práticas e teóricas é uma ferramenta eficaz para o ensino de Educação Ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programCiências Biológicas - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.keywordProjeto escolarpt_BR
dc.subject.keywordReflexão ambientalpt_BR
dc.subject.keywordMerenda escolarpt_BR
dc.subject.keyword2School projectpt_BR
dc.subject.keyword2Environmental reflectionpt_BR
dc.subject.keyword2School mealspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2018_Mariana Vidal Barbosa.pdf1.33 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.