Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/465
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Implantação de horta escolar como método de ensino para educação ambiental no ensino fundamental |
Autor(es): | Barbosa, Mariana Vidal |
Orientador(a): | Pascotto, Márcia Cristina |
Membro da Banca: | Pascotto, Márcia Cristina |
Membro da Banca: | Santos , Geane Brizzola dos |
Membro da Banca: | Morais, Juliele Gomes Cardoso de |
Resumo : | A educação ambiental é um direito de todos, na escola está inserida como tema transversal, que busca formar cidadãos conscientes que respeitem e valorizem o meio ambiente. Este trabalho apresenta a utilização de uma horta escolar como estratégia de ensino para educação ambiental, no ensino fundamental de uma escola da rede Estadual de Barra do Garças- MT. A implantação da horta realizada através do projeto “Mãos na terra”, havendo o desenvolvimento de aulas práticas e teóricas, em conjunto entre comunidade escolar e o programa de iniciação à docência (PIBID) subprojeto biologia, bem como uma avaliação pelos estudantes e funcionários sobre a eficiência do projeto, por meio de questionário e entrevista. Houve grande envolvimento dos estudantes nas atividades, sendo visíveis as contribuições do projeto na sensibilização dos estudantes ao cuidado com o meio ambiente. A horta escolar proporcionou um maior contato com a natureza, fazendo com que noventa por cento dos estudantes refletissem sobre o cuidado com a terra. Possibilitou também o ensino de conceitos ecológicos importantes para gerar uma reflexão sobre os impactos ambientais causados pela atividade humana, além de melhorar o ambiente escolar e complementar a merenda que passou a servir mais legumes e verduras, mudança notada por setenta e sete por cento dos estudantes. Resultados que mostram que o uso de uma horta escolar em conjunto com aulas práticas e teóricas é uma ferramenta eficaz para o ensino de Educação Ambiental. |
Resumo em lingua estrangeira: | The environmental education is a right of everyone. At school it is inserted as a transversal theme, that intend to form conscious citizens, who respect and value the environment. This work presents the use of a school garden as a strategy for environmental education, in a primary school in Barra do Garças-MT. The implementation of this garden was done through the project “Mãos na terra", with the development of practical and theoretical classes, with the school community and teaching initiation program (PIBID) subproject biology, as well as an evaluation by students and staff about the efficiency of the project, through a questionnaire and interview. There was a great engagement of the students in the activities, being noticeable the contributions of the project in the sensitization of the students to the care with the environment. The school garden provided a greater contact with nature and made ninety percent of the students reflect on care for the land. It also allowed the teaching of important ecological concepts to create a reflection about the environmental impacts caused by human activity, and also improved the school environment and complemented the lunch that went to serve more vegetables. It was a change noticed by seventy-seven percent of the students. These results show that the use of a school garden and orchard together with practical and theoretical classes is an effective tool to teach Environmental Education. |
Palavra-chave: | Projeto escolar Reflexão ambiental Merenda escolar |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | School project Environmental reflection School meals |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Curso: | Ciências Biológicas - CUA |
Referência: | BARBOSA, Mariana Vidal. Implantação de horta escolar como método de ensino para educação ambiental no ensino fundamental. 2018. 46 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/465 |
Data defesa documento: | 4-Out-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Biológicas - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2018_Mariana Vidal Barbosa.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.