Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorValadares, Willian Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-12-06T21:19:01Z-
dc.date.available2018-10-09-
dc.date.available2018-12-06T21:19:01Z-
dc.date.issued2018-10-05-
dc.identifier.citationVALADARES, Willian Ribeiro. Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. 2018. viii, 31 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/466-
dc.description.abstractThe training of teachers has been a problem, due to the lack of methodologies that favor the initial formation to the teaching. Thus, in order to contribute to teacher quality training, the Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) was created in 2007 with the objective of improving and enhancing teacher training for Basic Education. The program introduces undergraduate students in public schools to experience the school context, learning how to be a teacher of Basic Education. The present study evaluated whether the PIBID contributed to a better teacher training for the students participating in the program, pointing out the main contributions to their teacher training. To answer these questions, questionnaires were sent to fellows with objective and dissertative questions. The results of the research proved that the PIBID, allows a better opportunity for the academic licensing to live the teaching practices in the school environment, that the participation in PIBID, has an important influence for the graduation. Thus, the obtained results allowed to evaluate that the participating academics, intend to follow a career as a teacher and that this decision was influenced by the participation in PIBID. Thus, we can verify that the PIBID contributed significantly to the initial training of the undergraduate students and that the classes taught by them as participants of the PIBID, contribute to the learning process and value basic education. Keywords:pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2018-12-06T21:19:01Z No. of bitstreams: 1 TCC_2018_Willian Ribeiro Valadares.pdf: 522279 bytes, checksum: 8c3faea9ea35cc03d5082354da42b7bd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-06T21:19:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2018_Willian Ribeiro Valadares.pdf: 522279 bytes, checksum: 8c3faea9ea35cc03d5082354da42b7bd (MD5) Previous issue date: 2018-10-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pascotto, Márcia Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2598684913331235pt_BR
dc.contributor.referee1Pascotto, Márcia Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2598684913331235pt_BR
dc.contributor.referee2Guirra, Frederico Jorge Saad-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1529623142626012pt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Mauro Afonso da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5719813213205355pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5723552564850397pt_BR
dc.description.resumoA formação de professores tem sido um problema, devido à falta de metodologias que favoreçam a formação inicial à docência. Desse modo, para contribuir com a formação de qualidade dos professores, foi criado em 2007, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. O programa insere os acadêmicos dos cursos de licenciaturas nas escolas públicas para vivenciar o contexto escolar, aprendendo como ser um professor da Educação Básica. O presente estudo avaliou se o PIBID contribuiu para uma melhor formação docente para os acadêmicos participantes do programa, apontando quais as principais contribuições para a sua formação docente. Para responder essas questões, foram enviados questionários aos bolsistas com questões objetivas e dissertativas. Os resultados da pesquisa comprovaram que o PIBID possibilita uma melhor oportunidade para o acadêmico licenciando vivenciar as práticas docentes no ambiente escolar e que a participação no PIBID tem uma importante influência para a graduação. Assim, os resultados obtidos permitiram avaliar que os acadêmicos participantes pretendem seguir carreira como docente e que essa decisão foi influenciada pela participação no PIBID. Dessa forma, podemos verificar que o PIBID contribuiu de forma significativa para a formação inicial dos acadêmicos dos cursos de licenciatura e que as aulas ministradas por eles, enquanto participantes do PIBID, contribuíram para o processo de aprendizagem e valoriza a educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programCiências Biológicas - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.keywordIniciação à docênciapt_BR
dc.subject.keywordPráticas docentespt_BR
dc.subject.keywordValorização da educação básicapt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical Initiationpt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical practicespt_BR
dc.subject.keyword2Valorization of basic educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2018_Willian Ribeiro Valadares.pdf510.04 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.