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http://bdm.ufmt.br/handle/1/466
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. |
Autor(es): | Valadares, Willian Ribeiro |
Orientador(a): | Pascotto, Márcia Cristina |
Membro da Banca: | Pascotto, Márcia Cristina |
Membro da Banca: | Guirra, Frederico Jorge Saad |
Membro da Banca: | Borges, Mauro Afonso da Silva |
Resumo : | A formação de professores tem sido um problema, devido à falta de metodologias que favoreçam a formação inicial à docência. Desse modo, para contribuir com a formação de qualidade dos professores, foi criado em 2007, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. O programa insere os acadêmicos dos cursos de licenciaturas nas escolas públicas para vivenciar o contexto escolar, aprendendo como ser um professor da Educação Básica. O presente estudo avaliou se o PIBID contribuiu para uma melhor formação docente para os acadêmicos participantes do programa, apontando quais as principais contribuições para a sua formação docente. Para responder essas questões, foram enviados questionários aos bolsistas com questões objetivas e dissertativas. Os resultados da pesquisa comprovaram que o PIBID possibilita uma melhor oportunidade para o acadêmico licenciando vivenciar as práticas docentes no ambiente escolar e que a participação no PIBID tem uma importante influência para a graduação. Assim, os resultados obtidos permitiram avaliar que os acadêmicos participantes pretendem seguir carreira como docente e que essa decisão foi influenciada pela participação no PIBID. Dessa forma, podemos verificar que o PIBID contribuiu de forma significativa para a formação inicial dos acadêmicos dos cursos de licenciatura e que as aulas ministradas por eles, enquanto participantes do PIBID, contribuíram para o processo de aprendizagem e valoriza a educação básica. |
Resumo em lingua estrangeira: | The training of teachers has been a problem, due to the lack of methodologies that favor the initial formation to the teaching. Thus, in order to contribute to teacher quality training, the Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) was created in 2007 with the objective of improving and enhancing teacher training for Basic Education. The program introduces undergraduate students in public schools to experience the school context, learning how to be a teacher of Basic Education. The present study evaluated whether the PIBID contributed to a better teacher training for the students participating in the program, pointing out the main contributions to their teacher training. To answer these questions, questionnaires were sent to fellows with objective and dissertative questions. The results of the research proved that the PIBID, allows a better opportunity for the academic licensing to live the teaching practices in the school environment, that the participation in PIBID, has an important influence for the graduation. Thus, the obtained results allowed to evaluate that the participating academics, intend to follow a career as a teacher and that this decision was influenced by the participation in PIBID. Thus, we can verify that the PIBID contributed significantly to the initial training of the undergraduate students and that the classes taught by them as participants of the PIBID, contribute to the learning process and value basic education. Keywords: |
Palavra-chave: | Iniciação à docência Práticas docentes Valorização da educação básica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Pedagogical Initiation Pedagogical practices Valorization of basic education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Curso: | Ciências Biológicas - CUA |
Referência: | VALADARES, Willian Ribeiro. Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. 2018. viii, 31 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/466 |
Data defesa documento: | 5-Out-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Biológicas - Araguaia |
Arquivos deste item:
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