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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4715
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A aplicação da razão áurea na resolução de questões matemáticas que envolvem pentágonos e pentagramas. |
Autor(es): | Pinheiro, José Eduardo Gomes |
Orientador(a): | Sousa, Márcio Lemes de |
Membro da Banca: | Sousa, Márcio Lemes de |
Membro da Banca: | Martins, Tibério Bittencourt de Oliveira |
Membro da Banca: | Silva, Carlos Rodrigues da |
Resumo : | Este trabalho investiga a aplicabilidade da razão áurea na resolução de problemas geométricos que envolvem pentágonos e pentagramas, com foco em sua eficiência didática e matemática no contexto do ensino. A razão áurea, que é uma constante representada pela letra grega ϕ, possui reconhecida relevância histórica e aparece frequentemente em estruturas geométricas que despertam interesse tanto teórico quanto pedagógico. Foi adotada uma abordagem quantitativa e documental, baseada na análise de questões extraídas de exames oficiais. As questões foram classificadas segundo conteúdos predominantes da geometria e comparadas em termos de métodos tradicionais de resolução e métodos que utilizam explicitamente a razão áurea. Três indicadores foram definidos para a análise comparativa: número de etapas, complexidade operacional e dependência da constante ϕ. Os resultados mostram que, em cinco das seis questões analisadas, o método com uso da razão áurea apresentou maior eficiência, exigindo menos etapas e menor complexidade algébrica. Esses achados sugerem que o uso da razão áurea pode contribuir para reduzir a carga cognitiva dos estudantes e tornar o raciocínio geométrico mais acessível. O estudo reforça a pertinência de integrar a razão áurea como recurso didático no ensino da Geometria, favorecendo não apenas a aprendizagem de conceitos matemáticos fundamentais, mas também também a construção de conexões interdisciplinares com a arte, a natureza e a cultura. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study investigates the applicability of the golden ratio in solving geometric problems involving pentagons and pentagrams, focusing on its didactic and mathematical efficiency in educational contexts. The golden ratio, represented by the constant ϕ, has historical significance and frequently appears in geometric structures that draw both theoretical and pedagogical interest. This research adopts a quantitative and documentary approach based on the analysis of official exam questions. The selected questions were classified according to predominant geometric content and compared in terms of traditional solution methods versus those that explicitly apply the golden ratio. Three indicators were used for comparative analysis: number of steps, operational complexity, and dependence on the constant ϕ. The results show that in five out of six analyzed questions, the method involving the golden ratio proved more efficient, requiring fewer steps and less algebraic complexity. These findings suggest that the golden ratio may help reduce students’ cognitive load and facilitate more accessible geometric reasoning. The study supports the integration of the golden ratio as a didactic tool in geometry teaching, promoting not only the learning of fundamental mathematical concepts but also the construction of interdisciplinary connections with art, nature, and culture. |
Palavra-chave: | Razão áurea Geometria Ensino de matemática Pentágono Resolução de problemas. |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Golden ratio Geometry Mathematics education Pentagon Problem solving |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Matemática - CUA |
Referência: | PINHEIRO, José Eduardo Gomes. A aplicação da razão áurea na resolução de questões matemáticas que envolvem pentágonos e pentagramas. 2025. 67 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4715 |
Data defesa documento: | 9-May-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Araguaia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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