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dc.creatorSantos, Leandro Aquino dos-
dc.date.accessioned2025-06-05T12:49:14Z-
dc.date.available2025-05-20-
dc.date.available2025-06-05T12:49:14Z-
dc.date.issued2025-05-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Leandro Aquino dos. Substituição de pontes de madeira por pontes de concreto armado: dimensionamento de longarina e aplicação de normas ABNT. 2025. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4721-
dc.description.abstractBridges are essential for territorial integration and the transportation of goods, especially in regions with limited road infrastructure. In the state of Mato Grosso, the predominance of timber bridges compromises both safety and logistical efficiency. In this context, reinforced concrete emerges as a more durable and suitable alternative. This study presents the design of a reinforced concrete bridge girder as a solution for replacing timber bridges on rural roads. Addressing the accelerated degradation of wooden structures, the use of concrete girders was proposed to ensure greater durability and safety. The objective was to develop a comprehensive calculation procedure based on ABNT NBR 6118 (2024) and ABNT NBR 7187 (2021). The methodology involved identifying permanent and variable loads, applying an impact factor, modeling in Ftool, and producing technical drawings in AutoCAD. The results indicated a required longitudinal reinforcement area of 96.48 cm² (12 bars of Ø 32 mm), with stirrups of Ø 6.3 mm spaced at 9 cm and 30 cm, meeting ultimate and fatigue limit state criteria. It is concluded that the proposed procedure is replicable and provides technical reliability for similar projects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2025-06-05T11:35:54Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Leandro Aquino dos Santos.pdf: 4348360 bytes, checksum: cb38bcae22e101096d5d515076d48da9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-06-05T12:49:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Leandro Aquino dos Santos.pdf: 4348360 bytes, checksum: cb38bcae22e101096d5d515076d48da9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-05T12:49:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Leandro Aquino dos Santos.pdf: 4348360 bytes, checksum: cb38bcae22e101096d5d515076d48da9 (MD5) Previous issue date: 2025-05-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSubstituição de pontes de madeira por pontes de concreto armado: dimensionamento de longarina e aplicação de normas ABNTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Posterlli, Mariana Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4206705772854164pt_BR
dc.contributor.referee1Posterlli, Mariana Corrêa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4206705772854164pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ellen Cássia Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3359666112196983pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Victor Hugo Peres-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646503481692781pt_BR
dc.description.resumoAs pontes são fundamentais para a integração territorial e o escoamento da produção, especialmente em regiões com infraestrutura limitada. Em Mato Grosso, a predominância de pontes de madeira compromete a segurança e a eficiência logística. Nesse contexto, o concreto armado surge como alternativa mais durável e adequada. Este trabalho apresenta o dimensionamento de longarina de ponte em concreto armado como solução para substituição de pontes de madeira em rodovias rurais. A partir da problemática da degradação acelerada das estruturas de madeira, foi proposta a adoção de vigamento em concreto armado para garantir maior durabilidade e segurança. O objetivo foi desenvolver um roteiro completo de cálculo, baseado nas normas ABNT NBR 6118 (2024) e ABNT NBR 7187 (2021). A metodologia envolveu levantamento de ações permanentes e variáveis, aplicação de coeficiente de impacto, modelagem no Ftool e representações no AutoCAD. Os resultados indicaram área de armadura longitudinal de 96,48 cm² (12 barras Ø 32 mm), estribos de Ø 6,3 mm / 9 cm e Ø 6,3 mm / 30 cm, atendendo aos critérios de estado limite último e estado limite de fadiga. Conclui-se que o procedimento é replicável e oferece confiabilidade técnica para projetos similares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civil - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.keywordpontespt_BR
dc.subject.keywordconcreto armadopt_BR
dc.subject.keyworddimensionamentopt_BR
dc.subject.keyword2bridgespt_BR
dc.subject.keyword2reinforced concretept_BR
dc.subject.keyword2designpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil - Araguaia

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