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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4721
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Substituição de pontes de madeira por pontes de concreto armado: dimensionamento de longarina e aplicação de normas ABNT |
Autor(es): | Santos, Leandro Aquino dos |
Orientador(a): | Posterlli, Mariana Corrêa |
Membro da Banca: | Posterlli, Mariana Corrêa |
Membro da Banca: | Silva, Ellen Cássia Cunha |
Membro da Banca: | Silva, Victor Hugo Peres |
Resumo : | As pontes são fundamentais para a integração territorial e o escoamento da produção, especialmente em regiões com infraestrutura limitada. Em Mato Grosso, a predominância de pontes de madeira compromete a segurança e a eficiência logística. Nesse contexto, o concreto armado surge como alternativa mais durável e adequada. Este trabalho apresenta o dimensionamento de longarina de ponte em concreto armado como solução para substituição de pontes de madeira em rodovias rurais. A partir da problemática da degradação acelerada das estruturas de madeira, foi proposta a adoção de vigamento em concreto armado para garantir maior durabilidade e segurança. O objetivo foi desenvolver um roteiro completo de cálculo, baseado nas normas ABNT NBR 6118 (2024) e ABNT NBR 7187 (2021). A metodologia envolveu levantamento de ações permanentes e variáveis, aplicação de coeficiente de impacto, modelagem no Ftool e representações no AutoCAD. Os resultados indicaram área de armadura longitudinal de 96,48 cm² (12 barras Ø 32 mm), estribos de Ø 6,3 mm / 9 cm e Ø 6,3 mm / 30 cm, atendendo aos critérios de estado limite último e estado limite de fadiga. Conclui-se que o procedimento é replicável e oferece confiabilidade técnica para projetos similares. |
Resumo em lingua estrangeira: | Bridges are essential for territorial integration and the transportation of goods, especially in regions with limited road infrastructure. In the state of Mato Grosso, the predominance of timber bridges compromises both safety and logistical efficiency. In this context, reinforced concrete emerges as a more durable and suitable alternative. This study presents the design of a reinforced concrete bridge girder as a solution for replacing timber bridges on rural roads. Addressing the accelerated degradation of wooden structures, the use of concrete girders was proposed to ensure greater durability and safety. The objective was to develop a comprehensive calculation procedure based on ABNT NBR 6118 (2024) and ABNT NBR 7187 (2021). The methodology involved identifying permanent and variable loads, applying an impact factor, modeling in Ftool, and producing technical drawings in AutoCAD. The results indicated a required longitudinal reinforcement area of 96.48 cm² (12 bars of Ø 32 mm), with stirrups of Ø 6.3 mm spaced at 9 cm and 30 cm, meeting ultimate and fatigue limit state criteria. It is concluded that the proposed procedure is replicable and provides technical reliability for similar projects. |
Palavra-chave: | pontes concreto armado dimensionamento |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | bridges reinforced concrete design |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Engenharia Civil - CUA |
Referência: | SANTOS, Leandro Aquino dos. Substituição de pontes de madeira por pontes de concreto armado: dimensionamento de longarina e aplicação de normas ABNT. 2025. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4721 |
Data defesa documento: | 12-May-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Civil - Araguaia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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