Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4723
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Nathália de Santana dos-
dc.date.accessioned2025-06-05T12:51:26Z-
dc.date.available2026-05-20-
dc.date.available2025-06-05T12:51:26Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Nathália de Santana dos. Acessibilidade no ambiente escolar: análise das condições de inclusão e mobilidade. 2025. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4723-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the physical structures of the Centro Municipal de Educação Básica Dona Delice de Farias dos Santos, located at Barra do Garças – MT, by the perspective of accessibility and inclusion, in accordance with the standards of the ABNT NBR 9050/2020. The research adopts a mixed methodological approach — both quantitative and qualitative — with a descriptive and exploratory character. The data collection was carried out through technical visits, a technical checklist, and by photographic documentation. The results indicate that, although the school features ramps and doorways with appropriate dimensions for wheelchair access, there are still significant deficiencies, such as the absence of handrails, non-slip flooring, tactile signage, and adapted furniture. These gaps compromise the mobility and autonomy of students with disabilities or reduced mobility. Therefore, it is possible to affirm that adapting school infrastructure is essential to ensure truly inclusive education, promoting full citizenship and the right to equitable access to education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2025-06-05T12:50:54Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Nathália de Santana dos Santos.pdf: 1189547 bytes, checksum: 8e4e184c64a62b07463d29e8015ef4ed (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-06-05T12:51:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Nathália de Santana dos Santos.pdf: 1189547 bytes, checksum: 8e4e184c64a62b07463d29e8015ef4ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-05T12:51:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Nathália de Santana dos Santos.pdf: 1189547 bytes, checksum: 8e4e184c64a62b07463d29e8015ef4ed (MD5) Previous issue date: 2025-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.titleAcessibilidade no ambiente escolar: análise das condições de inclusão e mobilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Loureiro, Arthur Afonso Bitencourt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961456243448922pt_BR
dc.contributor.referee1Loureiro, Arthur Afonso Bitencourt-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961456243448922pt_BR
dc.contributor.referee2Aguiar, Wagner Mendonça Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7232845154697197pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Joyce Laura da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6163800361294977pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1845885835020452pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo principal analisar as estruturas físicas do Centro Municipal de Educação Básica (CEMEB) Dona Delice de Farias dos Santos, localizado em Barra do Garças – MT, sob a perspectiva da acessibilidade e inclusão, conforme os parâmetros da ABNT NBR 9050/2020. A pesquisa adota uma abordagem mista — quantitativa e qualitativa — com caráter descritivo e exploratório. A coleta de dados foi realizada por meio de visita técnica, aplicação de checklist técnico e registros fotográficos. Os resultados indicam que, embora o CEMEB apresente rampas e portas com dimensões adequadas para o acesso de cadeirantes, ainda há deficiências significativas, como a ausência de corrimãos, pisos antiderrapantes, sinalização tátil e mobiliário adaptado. Tais lacunas comprometem a mobilidade e a autonomia de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida. Conclui-se que a adequação da infraestrutura escolar é fundamental para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva, promovendo o pleno exercício da cidadania e o direito de acesso à educação em condições de equidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civil - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.keywordacessibilidadept_BR
dc.subject.keywordeducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordescola públicapt_BR
dc.subject.keywordNBR 9050pt_BR
dc.subject.keywordbarreiras arquitetônicaspt_BR
dc.subject.keyword2Accessibilitypt_BR
dc.subject.keyword2Inclusive educationpt_BR
dc.subject.keyword2Public schoolpt_BR
dc.subject.keyword2NBR 9050pt_BR
dc.subject.keyword2Architectural barrierspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2025_Nathália de Santana dos Santos.pdf1.16 MBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.