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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Acessibilidade no ambiente escolar: análise das condições de inclusão e mobilidade
Autor(es): Santos, Nathália de Santana dos
Orientador(a): Loureiro, Arthur Afonso Bitencourt
Membro da Banca: Loureiro, Arthur Afonso Bitencourt
Membro da Banca: Aguiar, Wagner Mendonça Alves
Membro da Banca: Gonçalves, Joyce Laura da Silva
Resumo : Este artigo tem como objetivo principal analisar as estruturas físicas do Centro Municipal de Educação Básica (CEMEB) Dona Delice de Farias dos Santos, localizado em Barra do Garças – MT, sob a perspectiva da acessibilidade e inclusão, conforme os parâmetros da ABNT NBR 9050/2020. A pesquisa adota uma abordagem mista — quantitativa e qualitativa — com caráter descritivo e exploratório. A coleta de dados foi realizada por meio de visita técnica, aplicação de checklist técnico e registros fotográficos. Os resultados indicam que, embora o CEMEB apresente rampas e portas com dimensões adequadas para o acesso de cadeirantes, ainda há deficiências significativas, como a ausência de corrimãos, pisos antiderrapantes, sinalização tátil e mobiliário adaptado. Tais lacunas comprometem a mobilidade e a autonomia de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida. Conclui-se que a adequação da infraestrutura escolar é fundamental para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva, promovendo o pleno exercício da cidadania e o direito de acesso à educação em condições de equidade.
Resumo em lingua estrangeira: This article aims to analyze the physical structures of the Centro Municipal de Educação Básica Dona Delice de Farias dos Santos, located at Barra do Garças – MT, by the perspective of accessibility and inclusion, in accordance with the standards of the ABNT NBR 9050/2020. The research adopts a mixed methodological approach — both quantitative and qualitative — with a descriptive and exploratory character. The data collection was carried out through technical visits, a technical checklist, and by photographic documentation. The results indicate that, although the school features ramps and doorways with appropriate dimensions for wheelchair access, there are still significant deficiencies, such as the absence of handrails, non-slip flooring, tactile signage, and adapted furniture. These gaps compromise the mobility and autonomy of students with disabilities or reduced mobility. Therefore, it is possible to affirm that adapting school infrastructure is essential to ensure truly inclusive education, promoting full citizenship and the right to equitable access to education.
Palavra-chave: acessibilidade
educação inclusiva
escola pública
NBR 9050
barreiras arquitetônicas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Accessibility
Inclusive education
Public school
NBR 9050
Architectural barriers
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Curso: Engenharia Civil - CUA
Referência: SANTOS, Nathália de Santana dos. Acessibilidade no ambiente escolar: análise das condições de inclusão e mobilidade. 2025. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4723
Data defesa documento: 9-Mai-2025
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil - Araguaia

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