Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Djulyane Alves de-
dc.date.accessioned2025-06-10T12:13:47Z-
dc.date.available2025-06-05-
dc.date.available2025-06-10T12:13:47Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationMOURA, Djulyane Alves de. A disseminação do BIM no Brasil: desafios na formação acadêmica e na aplicação em empresas públicas e privadas. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4729-
dc.description.abstractBuilding Information Modeling (BIM) has become a fundamental tool for modernizing the construction industry, providing more efficiency and accuracy in projects. In Brazil, however, its adoption still faces challenges, particularly regarding academic training and implementation in public and private companies. This article investigates the main barriers to BIM adoption in the country through a literature review and analysis of case studies in educational institutions and companies. The research addresses issues such as the lack of professional training, resistance to change, technological limitations, and the low inclusion of BIM in academic curricula. The results show that, although there have been advances in regulation and growing interest in the methodology, significant obstacles remain, such as the lack of adequate training and resistance both in universities and companies. The analysis of recent data from academic and institutional research reinforces the relevance of the topic. It is concluded that investment in education, incentive policies, and technological support are essential to overcome these barriers and accelerate BIM adoption in Brazil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2025-06-10T12:03:59Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Djulyane Alves de Moura.pdf: 876096 bytes, checksum: 0aad3a2112c7c9e5f75cc56ba0dfb432 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-06-10T12:13:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Djulyane Alves de Moura.pdf: 876096 bytes, checksum: 0aad3a2112c7c9e5f75cc56ba0dfb432 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-10T12:13:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Djulyane Alves de Moura.pdf: 876096 bytes, checksum: 0aad3a2112c7c9e5f75cc56ba0dfb432 (MD5) Previous issue date: 2025-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA disseminação do BIM no Brasil: desafios na formação acadêmica e na aplicação em empresas públicas e privadaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Loureiro, Arthur Afonso Bitencourt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961456243448922pt_BR
dc.contributor.referee1Loureiro, Arthur Afonso Bitencourt-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961456243448922pt_BR
dc.contributor.referee2Assis, Rafael de Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3954701774599235pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Ellen Cássia Cunha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3359666112196983pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7634439900502084pt_BR
dc.description.resumoO Building Information Modeling (BIM) se consolidou como uma ferramenta fundamental para modernizar a construção civil, trazendo mais eficiência e precisão aos projetos. No Brasil, no entanto, sua adoção ainda enfrenta desafios, principalmente no que diz respeito à formação acadêmica e à implementação em empresas públicas e privadas. Este artigo investiga as principais barreiras para a adoção do BIM no país, a partir de uma revisão bibliográfica e análise de estudos de caso em instituições de ensino e empresas. A pesquisa aborda questões como a falta de capacitação profissional, a resistência à mudança, as limitações tecnológicas e a baixa inclusão do BIM na formação acadêmica. Os resultados mostram que, embora existam avanços em termos de regulamentação e interesse crescente pela metodologia, ainda há obstáculos significativos, como a falta de capacitação adequada e a resistência tanto nas universidades quanto nas empresas. A análise de dados recentes, provenientes de pesquisas acadêmicas e institucionais, reforça a atualidade do tema. Conclui-se que é fundamental investir em educação, políticas de incentivo e apoio tecnológico para superar essas barreiras e acelerar a adoção do BIM no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civil - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.keywordBIMpt_BR
dc.subject.keyworddesafiospt_BR
dc.subject.keywordBrasilpt_BR
dc.subject.keyworddisseminaçãopt_BR
dc.subject.keyword2BIMpt_BR
dc.subject.keyword2Challengespt_BR
dc.subject.keyword2Brazilpt_BR
dc.subject.keyword2Disseminationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2025_Djulyane Alves de Moura.pdf855.56 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.