Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4729
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A disseminação do BIM no Brasil: desafios na formação acadêmica e na aplicação em empresas públicas e privadas |
Autor(es): | Moura, Djulyane Alves de |
Orientador(a): | Loureiro, Arthur Afonso Bitencourt |
Membro da Banca: | Loureiro, Arthur Afonso Bitencourt |
Membro da Banca: | Assis, Rafael de Barros |
Membro da Banca: | Silva, Ellen Cássia Cunha |
Resumo : | O Building Information Modeling (BIM) se consolidou como uma ferramenta fundamental para modernizar a construção civil, trazendo mais eficiência e precisão aos projetos. No Brasil, no entanto, sua adoção ainda enfrenta desafios, principalmente no que diz respeito à formação acadêmica e à implementação em empresas públicas e privadas. Este artigo investiga as principais barreiras para a adoção do BIM no país, a partir de uma revisão bibliográfica e análise de estudos de caso em instituições de ensino e empresas. A pesquisa aborda questões como a falta de capacitação profissional, a resistência à mudança, as limitações tecnológicas e a baixa inclusão do BIM na formação acadêmica. Os resultados mostram que, embora existam avanços em termos de regulamentação e interesse crescente pela metodologia, ainda há obstáculos significativos, como a falta de capacitação adequada e a resistência tanto nas universidades quanto nas empresas. A análise de dados recentes, provenientes de pesquisas acadêmicas e institucionais, reforça a atualidade do tema. Conclui-se que é fundamental investir em educação, políticas de incentivo e apoio tecnológico para superar essas barreiras e acelerar a adoção do BIM no Brasil. |
Resumo em lingua estrangeira: | Building Information Modeling (BIM) has become a fundamental tool for modernizing the construction industry, providing more efficiency and accuracy in projects. In Brazil, however, its adoption still faces challenges, particularly regarding academic training and implementation in public and private companies. This article investigates the main barriers to BIM adoption in the country through a literature review and analysis of case studies in educational institutions and companies. The research addresses issues such as the lack of professional training, resistance to change, technological limitations, and the low inclusion of BIM in academic curricula. The results show that, although there have been advances in regulation and growing interest in the methodology, significant obstacles remain, such as the lack of adequate training and resistance both in universities and companies. The analysis of recent data from academic and institutional research reinforces the relevance of the topic. It is concluded that investment in education, incentive policies, and technological support are essential to overcome these barriers and accelerate BIM adoption in Brazil. |
Palavra-chave: | BIM desafios Brasil disseminação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | BIM Challenges Brazil Dissemination |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Engenharia Civil - CUA |
Referência: | MOURA, Djulyane Alves de. A disseminação do BIM no Brasil: desafios na formação acadêmica e na aplicação em empresas públicas e privadas. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4729 |
Data defesa documento: | 9-May-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Civil - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2025_Djulyane Alves de Moura.pdf | 855.56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.