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dc.creatorMorais, William Matheus Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-06-13T20:33:03Z-
dc.date.available2025-05-30-
dc.date.available2025-06-13T20:33:03Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.identifier.citationMORAIS, William Matheus Ferreira de. Análise de materiais de revestimento asfáltico com base no custo e desempenho em pavimentos rodoviários. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4737-
dc.description.abstractThis study aims to evaluate different material alternatives used in the asphalt surface layer of highway pavements, considering both technical performance and construction costs. To achieve this, the mechanistic-empirical design method was adopted through the MeDiNa software, developed by the Brazilian National Department of Transport Infrastructure (DNIT). The methodology comprised four main steps: definition of pavement layer materials (subgrade, subbase, base, and surface), mechanical characterization of the materials, thickness design based on MeDiNa performance criteria, and cost estimation using data from SICRO and ANP. Two scenarios were simulated with identical materials in the lower layers and variation in the type of asphalt binder used in the surface layer: CAP 50/70 and CAP 30/45. The results showed that CAP 30/45 required a greater thickness (12.5 cm) and exhibited better technical performance, making it more suitable for regions with heavy traffic and high temperatures, although it resulted in a significantly higher total cost per kilometer (R$ 892,673.39). In contrast, CAP 50/70 required a thinner layer (9.5 cm) and had a lower cost (R$ 700,653.82), making it more appropriate for urban roads or those with moderate traffic. The study concludes that the selection of surface layer material should consider not only mechanical performance but also economic feasibility and infrastructure lifecycle. This research underscores the importance of adopting more accurate pavement design methods, such as MeDiNa, in the pursuit of more efficient and durable road paving solutions in Brazil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-06-13T20:32:34Z No. of bitstreams: 1 TCC_WILLIAM_MATHEUS Ferreira Morais.pdf: 1281623 bytes, checksum: 241d5d4c0be802149979398e12a4da76 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-06-13T20:33:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_WILLIAM_MATHEUS Ferreira Morais.pdf: 1281623 bytes, checksum: 241d5d4c0be802149979398e12a4da76 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-13T20:33:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_WILLIAM_MATHEUS Ferreira Morais.pdf: 1281623 bytes, checksum: 241d5d4c0be802149979398e12a4da76 (MD5) Previous issue date: 2025-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise de materiais de revestimento asfáltico com base no custo e desempenho em pavimentos rodoviáriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Marcus Hugo Sant'Anna-
dc.contributor.advisor-co1Donato, Marina-
dc.contributor.referee1Cardoso, Marcus Hugo Sant'Anna-
dc.contributor.referee2Silva, Matheus Francisco da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3361166573062063pt_BR
dc.contributor.referee3Gouveia, Bruno Guida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5991925401759457pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo avaliar diferentes alternativas de materiais utilizados na camada de revestimento asfáltico de pavimentos rodoviários, sob a ótica do desempenho técnico e dos seus respectivos custos. Para isso, adotou-se o método de dimensionamento mecanístico-empírico, por meio do software MeDiNa, desenvolvido pelo DNIT. A metodologia compreendeu quatro etapas principais: definição dos materiais das camadas do pavimento (subleito, sub-base, base e revestimento), caracterização mecânica dos materiais, dimensionamento das espessuras com base nos critérios de desempenho do MeDiNa e elaboração do orçamento conforme dados do SICRO e ANP. Foram simulados dois cenários com materiais idênticos nas camadas inferiores e variação no tipo de ligante asfáltico da camada de revestimento: CAP 50/70 e CAP 30/45. Os resultados indicaram que o CAP 30/45 apresentou maior espessura (12,5 cm) e melhor desempenho técnico, sendo mais indicado para regiões com tráfego pesado e temperaturas elevadas, porém com custo total por quilômetro significativamente maior (R$ 892.673,39). Já o CAP 50/70 apresentou espessura menor (9,5 cm) e custo reduzido (R$ 700.653,82), sendo mais adequado a vias urbanas ou de tráfego moderado. Conclui-se que a escolha do tipo de revestimento deve considerar, além do desempenho mecânico, a viabilidade econômica e o ciclo de vida da infraestrutura. O estudo reforça a importância da adoção de métodos de dimensionamento mais precisos, como o MeDiNa, na busca por soluções mais eficientes e duráveis para a pavimentação rodoviária no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Transportes - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keywordPavimento asfálticopt_BR
dc.subject.keywordMateriais da camada de revestimentopt_BR
dc.subject.keywordDimensionamento mecanístico-empíricopt_BR
dc.subject.keywordMeDiNapt_BR
dc.subject.keywordCusto de construçãopt_BR
dc.subject.keywordAnálise de desempenhopt_BR
dc.subject.keyword2Asphalt pavementpt_BR
dc.subject.keyword2Surface layer materialspt_BR
dc.subject.keyword2Mechanistic-empirical designpt_BR
dc.subject.keyword2MeDiNapt_BR
dc.subject.keyword2Construction costpt_BR
dc.subject.keyword2Performance analysispt_BR
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